FEVEREIRO LILÁS: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DAS DOENÇAS RARAS

O Fevereiro Lilás é o mês de conscientização das doenças raras e no Estado, foi instituído pela Lei Ordinária 19426/2018. Vale lembrar que esta lei também instituiu 29 de fevereiro como o Dia de Conscientização das Doenças Raras, pois ocorre apenas em anos bissextos.

Alguns exemplos de doenças raras são a atrofia muscular espinhal, hemofilia, síndrome de Marfan, entre outras.

Em apoio a campanha de conscientização, a Câmara Municipal está iluminada, a noite, na cor Lilás.

O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se entre 6 mil a 8 mil tipos diferentes em todo o mundo. Em 30% dos casos, os pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética.