História do Município

Conheça a história do nosso município.

A primeira ocupação ocorreu em 1666, sendo que a atual região do município de Campina Grande do Sul foi um dos primeiros povoados de mineradores do Paraná acima da Serra do Mar, que anos mais tarde se tornou um pequeno povoado que pertencia ao município de Arraial Queimado (atualmente o município de Bocaiúva do Sul)Em 1873 é que foi criada a Freguesia de Campina Grande, sob a invocação de São João Batista, como parte integrante da Vila de Arraial Queimado. Em 1880, a vila de Campina Grande passou a chamar-se Vila Glycerio. Em 1881, os moradores da Vila Glycerio fizeram um movimento pedindo a mudança do nome da localidade, que voltou a ser chamada de Vila da Campina Grande. 

A 22 de março de 1884, foi solenemente instalada a Vila de Campina Grande e empossada a sua Câmara Municipal, de acordo com a Lei e decreto Provincial em regência, formando um Distrito Judiciário, pertencente ao termo de Colombo, sendo subdividido em três distritos: Campina Grande (sede), Quatro Barras e Capivari Grande. Já em 1892 foi eleito o primeiro prefeito da Vila de Campina Grande, o Tenente José Eurípedes Gonçalves. 

O município de Campina Grande, como era naquela época chamado, foi extinto pelo então Interventor Federal daquele tempo, o Senhor Manoel Ribas, o qual em ato datado de janeiro de 1939, anexou Campina Grande à Piraquara, como distrito deste, mudando também a sua denominação para Timbú.

Permaneceu Timbú como Distrito segundo de Piraquara até 1951, quando por ato do Senhor Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, voltou a ser município pela Lei nº. 790 de 14 de novembro de 1951, sendo instalado no dia 14 de novembro de 1952, um ano mais tarde, com a denominação de Município de Timbú.

Mais tarde, em 7 de fevereiro de 1956, o município até então denominado Timbú, passou a sua denominação antiga, mais o acréscimo de “do Sul”, ficando então com o nome de "Campina Grande do Sul", por força da Lei nº. 2593 de 7 de fevereiro de 1956, sancionada pelo Sr. Moisés Lupion, Ex-Governador do Estado.

O Município de Campina Grande do Sul teve esta denominação devido ao seu panorama topográfico, acrescido de “do Sul”, para diferenciar do município de Campina Grande do estado da Paraíba.

.