Notícias

por Interlegis — última modificação 03/10/2022 14h52
Nesta página são divulgadas as notícias relativas a esta Casa de Leis

Notícias

por Interlegis — última modificação 03/10/2022 14h52
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias - Leia mais…

POSSE DO NOVO VEREADOR CAMPINENSE

por Fernando Vidolin última modificação 14/08/2019 15h02
Aconteceu no dia 12 de agosto de 2019 a posse do mais novo vereador de Campina Grande do Sul, Adilsom de Andrade.
POSSE DO NOVO VEREADOR CAMPINENSE

O vereador Adilsom de Andrade faz juramento a Constituição Federal, Estadual e a Lei Orgânica Municipal.

Vereador Adilsom de Andrade assume posseNo dia 12 de agosto de 2019, ocorreu na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a 2ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Exercício do Mandato da 16º Legislatura, que empossou o novo vereador do município, Adilsom de Andrade (PTB), primeiro suplente da coligação Campina Vamos Adiante, formada pelos partidos PR, PTN e PTB.

Adilsom de Andrade assumiu como vereador em consequência da saída do então vereador Sérgio Cavagni (PR) que assumiu a Secretaria Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas da Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul.

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

por cgs última modificação 21/08/2019 14h38
Vereadores buscam melhorias para o município através de ofícios, requerimentos, indicativos e projetos de lei

O primeiro semestre de 2019 foi marcado pela forte atuação do Poder Legislativo em prol de melhorias para o município de Campina Grande do Sul. Através de ofícios, requerimentos, indicativos de projetos de lei e projetos de lei, cada vereador buscou solucionar a demanda de seus eleitores, representando cada área de necessidade ou região do município.


Entre os meses de janeiro a junho foram 142 requerimentos aprovados e encaminhados ao Poder Executivo, solicitando benfeitorias para os bairros, manutenção de estradas, bueiros, roçadas e iluminação pública. Além de vários pedidos para a área de Educação, Saúde e Assistência Social.


Nesse tempo também foram analisados pelas Comissões Especiais, apreciado e votado pelos vereadores, em duas sessões, 43 Projetos de Lei, do Executivo e Legislativo, e 12 Indicativos de Projeto de Lei, de autoria apenas do Poder Legislativo.


Além disso, nesses seis meses, 230 Ofícios dos vereadores foram encaminhados às Secretarias do Estado e do município ou aos deputados, solicitando Emendas Parlamentares. À Copel e à Sanepar, os vereadores solicitaram manutenção da rede elétrica e saneamento, entre outros pedidos.


Para o presidente da Casa de Leis, vereador Eugênio José Zanona, os números revelam a atuação dos 11 parlamentares e a participação ativa da sociedade.

COLÉGIO ESTADUAL CAMPOS SALES PROMOVE CURSO GRATUITO DE LIBRAS

por Fernando Vidolin última modificação 22/08/2019 17h06
No ultimo sábado, 17 de agosto de 2019, teve inicio a primeira aula do ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul.
COLÉGIO ESTADUAL CAMPOS SALES PROMOVE CURSO GRATUITO DE LIBRAS

TILS (Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais) Eziom-Geber Emmanuel Gusmão Palmeira Limeira leciona as aulas em conjunto com docentes do Colégio Estadual Campos Salles.

Os alunos assistem a primeira aula do projeto de ensino de Libras. No ultimo sábado, 17 de agosto de 2019, teve inicio a primeira aula do ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul. O projeto surgiu a partir de uma iniciativa de docentes do Colégio Estadual Campo Sales, da professora Vanira Lima, das diretoras Adriane Macedo e Rosimeire Tomazini e dos TILS (Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais) Eziom-Geber Emmanuel Gusmão Palmeira Limeira e Luciane Santos.

Inicialmente pretendia-se atender a comunidade escolar da região, porém devido ao grande interesse da comunidade externa houve uma necessidade de expansão, acolhendo um público diverso.

O curso - que é inteiramente gratuito - apresenta a proposta de comunicação em libras desde o primeiro dia de aula, com imersão total no idioma, promovendo o debate e a conscientização sobre o tema resultando assim numa maior integração entre a comunidade surda da região com a comunidade ouvinte. A Língua Brasileira de Sinais não é uma simples gestualização da língua portuguesa, mas sim classificada como um idioma de fato e autônomo. 

As aulas, cujas inscrições já estão encerradas, iniciaram-se no dia 17 de agosto de 2019 e acontecerão todos os sábados no período da tarde, das 13h30min às 16h30min encerrando-se no dia 30 de novembro de 2019 nas dependências da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul.

Esse projeto vai ao encontro da preocupação do Município de Campina Grande do Sul, com a inclusão social de pessoas com diversidade funcional, lembrando que foi sancionado a Lei Municipal nº 596 de 05 de dezembro de 2018, o Dia Municipal da Conscientização da Língua Brasileira de Sinais em 24 de abril.

O ensino de Libras, além de permitir uma maior integração social da comunidade de deficientes auditivos, que segundo o IBGE é composta por 9,7 milhões de brasileiros surdos ou com algum tipo de deficiência auditiva, promove uma maior inserção desta comunidade no mercado de trabalho, fomentando a economia nacional.

DENOMINA UNIDADE DE SAÚDE

por Fernando Vidolin última modificação 27/08/2019 16h33
Na ultima segunda-feira, dia 26 de agosto de 2019, foi aprovado por unanimidade em segunda votação, a iniciativa que denomina Jacira Paulino Balbino Ferreira, a Unidade de Saúde do bairro Terra Boa.
DENOMINA UNIDADE DE SAÚDE

Câmara Municipal de Campina Grande do Sul homenageia a Srª Jacira Paulino Balbino Ferreira.

Na ultima segunda-feira, dia 26 de agosto de 2019, foi aprovado por unanimidade em segunda votação, a iniciativa que denomina Jacira Paulino Balbino Ferreira, a Unidade de Saúde do bairro Terra Boa. O Projeto de Lei já havia sido aprovado por todos os vereadores em sua primeira votação no dia 19 de agosto de 2019.

O Projeto de Lei de autoria do Vereador Cleverson Antônio Cordeiro Dalprá e visa homenagear a Srª Jacira Paulino Balbino Ferreira, ilustre e amada agente de saúde que dedicou 35 anos de sua vida com trabalhos naquela Unidade de Saúde.

Dona Jacira, como era carinhosamente conhecida, era natural do município de Colombo-PR, muito conhecida nos bairros Terra Boa, Ribeirão, Canelinha, Jaguatirica, Lagoa Vermelha e Barragem, onde sempre com um sorriso no rosto disposta a ajudar ao próximo.

PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL AOS PROFESSORES É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL

por Fernando Vidolin última modificação 03/09/2019 17h14
Na ultima segunda-feira, 02 de Agosto de 2019, foi aprovado o Projeto de Lei que institui o Programa de Saúde Vocal para os professores da rede pública do município.
PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL AOS PROFESSORES É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL

PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL PARA PROFESSORES É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL

Na ultima segunda-feira, 02 de Agosto de 2019, foi aprovado o Projeto de Lei que institui o Programa de Saúde Vocal para os professores da rede pública do município. O intuito do Projeto é prevenir disfonias e outros problemas vocais em professores.  

O Projeto de Lei de autoria do Vereador Venício Ferreira, com coautoria dos Vereadores Felipe Veiga e Anderson Cardoso tem como objetivo a prevenção através de convênios entre a Secretaria Municipal de Educação, Saúde e instituições de ensino superior, com a promoção de um curso anual e avaliação com fonoaudiólogos.

Essa medida atende a uma grande necessidade por parte dos professores, que estão mais suscetíveis a disfunções vocais, devido ao excessivo emprego da voz na atividade laboral.  

CÂMARA MUNICIPAL APROVA A CRIAÇÃO DA "PATRULHA MARIA DA PENHA"

por Fernando Vidolin última modificação 05/09/2019 16h35
Na ultima segunda-feira, 03 de agosto de 2019, foi aprovado por todos os Vereadores o Projeto de Lei Complementar na Câmara Municipal que cria a "Patrulha Maria da Penha", que tem o intuito de evitar que haja reincidência de violência – com grande enfoque à violência doméstica - e prestar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência.
CÂMARA MUNICIPAL APROVA A CRIAÇÃO DA "PATRULHA MARIA DA PENHA"

CÂMARA MUNICIPAL APROVA A CRIAÇÃO DA "PATRULHA MARIA DA PENHA"

Na ultima segunda-feira, 03 de agosto de 2019, foi aprovado por todos os Vereadores o Projeto de Lei Complementar na Câmara Municipal que cria a "Patrulha Maria da Penha", que tem o intuito de evitar que haja reincidência de violência – com grande enfoque à violência doméstica - e prestar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência.

O Projeto de Lei Complementar, que tem autoria da Vereadora Carol Mascarenhas, visa garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, integrando ações e compromissos pactuados no Termo de Adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, estabelecendo relação direta com a comunidade e assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A coordenação da patrulha será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Segurança, através da Guarda Municipal.

"Na prática, a Patrulha Maria da Penha atuará na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, integrando as ações realizadas pela Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência no Estado", explica a Vereadora.

NÚMEROS DE TELEFONES EMERGENCIAIS ESTARÃO DISPONÍVEIS NAS FATURAS DA SANEPAR

por Fernando Vidolin última modificação 17/09/2019 15h32
A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul aprovou em segunda votação na última segunda-feira – 16 de setembro de 2019 – o Projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação de importantes telefones de denúncia e emergência nas faturas mensais da SANEPAR registradas no Município.
NÚMEROS DE TELEFONES EMERGENCIAIS ESTARÃO DISPONÍVEIS NAS FATURAS DA SANEPAR

NÚMEROS DE TELEFONES EMERGENCIAIS ESTARÃO DISPONÍVEIS NAS FATURAS DA SANEPAR

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul aprovou em segunda votação na última segunda-feira – 16 de setembro de 2019 – o Projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação de importantes telefones de denúncia e emergência nas faturas mensais da SANEPAR registradas no Município.

O Projeto de Lei de autoria da Vereadora Carol Mascarenhas, visa uma melhor divulgação de números telefônicos de grande importância para a população campinense, entre eles o “Disque Denúncia 180 - Contra Violência à Mulher”, “Disque Denúncia 100 - Direitos Humanos”, “Conselho Tutelar Local”, “Delegacia Local” e “Guarda Municipal”.

 “Com essa lei pretendemos ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre os serviços de denúncias e assim aumentar seu alcance e promover a redução dos casos de violência contra à mulher, à criança e também as violações de Direitos Humanos”, afirma a Vereadora Carol Mascarenhas.

               

PROJETO DE LEI HOMENAGEIA A SAUDOSA DILACIR DA ROCHA LIMA

por Fernando Vidolin última modificação 01/10/2019 15h15
O Projeto denomina Dilacir da Rocha Lima o Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, localizado na Rua Leonardo Francischelli - Jardim Paulista.
PROJETO DE LEI HOMENAGEIA A SAUDOSA DILACIR DA ROCHA LIMA

PROJETO DE LEI HOMENAGEIA A SAUDOSA DILACIR DA ROCHA LIMA

O Projeto denomina Dilacir da Rocha Lima o Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, localizado na Rua Leonardo Francischelli - Jardim Paulista.

Dilacir foi professora e diretora no Município de Campina Grande do Sul, moradora da localidade do Barro Branco, muito fez em prol dos moradores desta localidade.

Sempre a frente dos eventos no Bairro, engajou-se como coordenadora na construção da Igreja Santo Antônio e atuou com muita perseverança, nunca desistiu do seu ideal como educadora e mulher que honrava seus princípios e valores.

1º DE OUTUBRO: DIA DO VEREADOR

por Fernando Vidolin última modificação 01/10/2019 15h18
Parabéns aos Vereadores de Campina Grande do Sul
1º DE OUTUBRO: DIA DO VEREADOR

1º DE OUTUBRO: DIA DO VEREADOR

1º SEMINÁRIO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA (PCD) E DISTROFIA MUSCULAR

por Fernando Vidolin última modificação 01/10/2019 16h50
Em 24 de setembro de 2019, aconteceu na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul o 1º Seminário Municipal da Pessoa com Deficiência Física e Distrofia Muscular.
1º SEMINÁRIO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA (PCD) E DISTROFIA MUSCULAR

1º SEMINÁRIO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA (PCD) E DISTROFIA MUSCULAR

Em 24 de setembro de 2019, aconteceu na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul o 1º Seminário Municipal da Pessoa com Deficiência Física e Distrofia Muscular. O evento teve o apoio da Prefeitura de Campina Grande do Sul, da APAE, da Associação Brasileira de Apoio às Pessoas com Doenças Neuromusculares e Raras, da Aliança Distrofia Brasil (ADB) e do Governo do Estado do Paraná.

O evento teve como principal objetivo o debate de politicas públicas tanto no âmbito municipal como estadual, além de troca de experiências entre profissionais e ativistas ligados à área dos direitos às pessoas com deficiência física. Palestras também foram ministras por Ricardo Vilarinho da Costa (Presidente do Instituto de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Curitiba), Yelitza Barrero (ativista mexicana dos direitos PCD e mestranda no PPGTE da UTFPR), Felipe Braga Cortes (Diretor do Departamento de Política da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado do Paraná), Dra. Adriana Banzzatto Ortega (Médica neuropediatra, especialista em doenças neuromusculares e neurofisiologia clínica), além da participação do Vereador Venício, do Prefeito Bihl Zanetti e de Claudiane Oliveira – mãe do para-atleta campinense Matheus Oliveira.  

MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR SÃO ELEITOS EM CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 10/10/2019 14h00
Ocorreu no dia 06 de Outubro de 2019 a votação para a escolha da nova gestão do Conselho Tutelar do município de Campina Grande do Sul.
MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR SÃO ELEITOS EM CAMPINA GRANDE DO SUL

MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR SÃO ELEITOS EM CAMPINA GRANDE DO SUL

Ocorreu no dia 06 de Outubro de 2019 a votação para a escolha da nova gestão do Conselho Tutelar do município de Campina Grande do Sul. A votação – que não teve caráter obrigatório – ocorreu em 6 diferentes escolas do município.

A apuração dos votos ocorreu no mesmo dia da votação, na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul.

As vagas foram disputadas por 20 candidatos, serão ocupadas pelos 5 candidatos mais votados: Ana Paula Dalagrana (333 votos); Ketlen Morais (203 votos); Lucimari Casanova (167 votos); Raphael Coimbra (166 votos) e Marcia Pavelik (164 votos). Outros 5 candidatos também foram eleitos como suplentes: Helen Dienfer; Cesinha; Pamela Monik de Paula; Leia Babinski e Erenilda Batista.

Os Conselheiros Tutelares são encarregados de zelar pelos direitos da criança e do adolescente de acordo com ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), atuando por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente.

QUADRA COBERTA POLIESPORTIVA É INAUGURADA NO BAIRRO JAGUATIRICA

por Fernando Vidolin última modificação 11/10/2019 17h07
Aconteceu, na última quinta-feira, 10 de outubro, a inauguração da quadra coberta denominada Cipriana Maria de Jesus Silva Santos, no bairro Jaguatirica, em Campina Grande do Sul.
QUADRA COBERTA POLIESPORTIVA É INAUGURADA NO BAIRRO JAGUATIRICA

QUADRA COBERTA POLIESPORTIVA É INAUGURADA NO BAIRRO JAGUATIRICA

Aconteceu, na última quinta-feira, 10 de outubro, a inauguração da quadra coberta denominada Cipriana Maria de Jesus Silva Santos, no bairro Jaguatirica, em Campina Grande do Sul.

A inauguração contou com a presença do Prefeito Municipal Bihl Zanetti, da Primeira Dama Fabiana Zanetti, dos Vereadores Cleverson Dalprá, Felipe Veiga e Lucas Sehnem, da Secretária de Educação Neiva Ledi Rocha de Souza de Oliveira, assim como demais Secretários Municipais, Diretores das escolas municipais e CMEIs, e membros da comunidade local.   

A quadra coberta é um anexo da Escola Municipal Rural João Assunção, mas que está aberta para o uso de toda a comunidade campinense, visando melhorar a qualidade de vida dos munícipes através de uma estrutura mais adequada às práticas esportivas.

COMISSÕES DE “JUSTIÇA E REDAÇÃO” E “ORÇAMENTO E FINANÇAS” SE REÚNEM NA CÂMARA MUNICIPAL

por Fernando Vidolin última modificação 14/10/2019 16h53
Reuniram-se as comissões de “Justiça e Redação” e a de “Orçamento e Finanças”, na última quarta-feira (09/10), para analise e apresentação dos pareceres dos projetos da LOA (Lei Orçamentária Anual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual) referentes ao ano fiscal de 2020.
COMISSÕES DE “JUSTIÇA E REDAÇÃO” E “ORÇAMENTO E FINANÇAS” SE REÚNEM NA CÂMARA MUNICIPAL

COMISSÕES DE “JUSTIÇA E REDAÇÃO” E “ORÇAMENTO E FINANÇAS” SE REÚNEM NA CÂMARA MUNICIPAL

Reuniram-se as comissões de “Justiça e Redação” e a de “Orçamento e Finanças”, na última quarta-feira (09/10), para analise e apresentação dos pareceres dos projetos da LOA (Lei Orçamentária Anual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual) referentes ao ano fiscal de 2020. 

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

por Fernando Vidolin última modificação 15/10/2019 15h06
FELIZ DIA DOS PROFESSORES

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

por Fernando Vidolin última modificação 25/10/2019 17h11
A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul parabeniza a todos os servidores públicos atuantes neste município, que através de toda dedicação contribuem para a construção da história de Campina Grande do Sul.
DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul parabeniza a todos os servidores públicos atuantes neste município, que através de toda dedicação contribuem para a construção da história de Campina Grande do Sul.

Informamos ainda, que devido ao feriado em alusão ao Dia do Servidor Público em 28 de Outubro, não haverá Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, assim como não haverá expediente na próxima segunda-feira (28/10).

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL

por Fernando Vidolin última modificação 06/11/2019 18h03
Aconteceu na ultima terça-feira, 05 de novembro, na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a audiência publica relativa ao transporte publico do município.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL

Aconteceu na ultima terça-feira, 05 de novembro, na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a audiência publica relativa ao transporte publico do município.

A audiência pública, que contou com a participação dos Vereadores da Câmara Municipal e de munícipes, teve como principal objetivo a discussão dos estudos preliminares realizados pela Bozza Engenharia de Negócios, para melhor atender as demandas da população campinense na elaboração do novo edital de concessão do transporte público em Campina Grande do Sul.

SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 11/11/2019 18h26
Na última quinta-feira, dia 7 de novembro, aconteceu na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 68 anos da emancipação política do município de Campina Grande do Sul.
SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE DO SUL

SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE DO SUL

Na última quinta-feira, dia 7 de novembro, aconteceu na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 68 anos da emancipação política do município de Campina Grande do Sul.

A sessão que foi realizada pela Câmara Municipal de Campina Grande do Sul em conjunto com a Prefeitura Municipal, deu início
às festividades do aniversário da cidade.

Durante a sessão, homenagens foram entregues no plenário da Câmara. As honrarias foram oferecidas para trinta empresas com maior contribuição de Imposto Sobre Serviços (ISS) com o município.

A solenidade foi prestigiada com a presença de autoridades e público geral, entre eles o Prefeito Municipal Bihl Zanetti; a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Família e Cultura Fabiana Magrin Zanetti; o Vice Prefeito Nilson Falavinha; o Presidente da Câmara Municipal Eugênio Zanona; os Ex-Prefeitos Elerian do Rocio Zanetti e Nelise Dalprá Noceti e Vereadores.

ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL PREFEITO JOÃO MARIA DE BARROS ACOMPANHAM SESSÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 13/11/2019 16h28
Na última segunda-feira, 11 de novembro de 2019, os alunos da turma da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, assistiram à 14ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Exercício da 16ª Legislatura na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul.
ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL PREFEITO JOÃO MARIA DE BARROS ACOMPANHAM SESSÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL

ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL PREFEITO JOÃO MARIA DE BARROS ACOMPANHAM SESSÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL

Na última segunda-feira, 11 de novembro de 2019, os alunos da turma da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, assistiram à 14ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Exercício da 16ª Legislatura na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul.

A visita faz parte de um projeto educacional interdisciplinar do Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, que possibilita aos alunos conhecerem mais a respeito do legislativo municipal, sobre o funcionamento da Câmara Municipal e sobre o papel dos Vereadores.

Desta maneira a Câmara Municipal de Campina Grande do Sul visa estar mais perto das escolas e de suas comunidades. Lembrando que toda segunda-feira às 17h30min, são realizadas as Sessões Ordinárias da Casa Legislativa, sempre abertas a todos os munícipes e também transmitidas na página da Câmara Municipal no Facebook.

NÚCLEO DE COSTURA ELI MARTINS DA ROSA RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS

por Fernando Vidolin última modificação 03/12/2019 15h30
Na última segunda-feira, 18 de novembro de 2019, o Núcleo de Costura Eri Martins da Rosa recebeu uma Moção de Aplauso, de autoria do Vereador Venício Ferreira.

Na última segunda-feira, 18 de novembro de 2019, o Núcleo de Costura Eri Martins da Rosa recebeu uma Moção de Aplauso, de autoria do Vereador Venício Ferreira.

A homenagem que aconteceu em sessão ordinária na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, visa o reconhecimento aos serviços prestados pela organização sem fins lucrativos que através de um grupo de costureiras voluntárias, realizam junto com a Prefeitura de Campina Grande do Sul, um projeto denominado “Nasci em Campina”, que prevê a doação de um enxoval de bebê para mães carentes que não possuem condições de arcar com os custos, atendendo em torno de 200 famílias anualmente.

A homenagem em nome do grupo foi recebida pela sua fundadora, Maria Salete da Rosa Berlanda, que também é Coordenadora Geral do Núcleo. Maria Berlanda é natural do interior de Santa Catarina e é moradora de Campina Grande do Sul desde os anos 1980, sendo enfermeira do Hospital Angelina Caron por 23 anos.

Além de Maria Salete da Rosa Berlanda, as costureiras voluntárias Clarice, Terezinha, Verônica, Angelica, Ivonete, Nina, Nilza, Nanci, Fátima, Sônia e Jocemara também colaboram com esse valioso projeto trazendo alegria às inúmeras famílias carentes.

KAZUCO AKAMINE TEM TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL

por Fernando Vidolin última modificação 03/12/2019 15h33
Kazuco Akamine tem título de cidadã honorária aprovado pela Câmara Municipal

Kazuco Akamine tem título de cidadã honorária aprovado pela Câmara Municipal

Kazuco Akamine, moradora de Campina Grande do Sul, empresária e fundadora da Associação Kazuco Akamine (que promove atividades artísticas e de musicalização para crianças carentes no contra turno escolar), teve o Projeto de título de Cidadã Honorária de Campina Grande do Sul aprovado pelos Vereadores do município em sessão ordinária no dia 11 de novembro de 2019.

O Projeto que é de autoria do Vereador Lucas Sehnem, destaca a importância de Kazuco para o desenvolvimento do município, com a sua dedicação ao trabalho em prol da formação de crianças em vulnerabilidade social.

Em comunicado da Associação Kazuco Akamine à Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, Kazuco agradece a honraria que lhe foi concedida e que se sente mais estimulada para continuar sua jornada, procurando aprimorar futuras ações.

ALUNOS E CORPO DOCENTE DE ESCOLA DO MUNICÍPIO RECEBEM MOÇÃO DE APLAUSOS POR DESEMPENHO EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA

por Fernando Vidolin última modificação 03/12/2019 15h36
Na ultima segunda-feira de 25 de novembro de 2019, ocorreu na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a entrega das Moções de Aplauso aos alunos e corpo docente da Escola Super Ativa. Por iniciativa do Vereador Anderson Cardoso a Moção de Aplausos foi entregue pelo Poder Legislativo Campinense em destaque ao desempenho dos alunos e professores no Concurso Canguru de Matemática.

Na ultima segunda-feira de 25 de novembro de 2019, ocorreu na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a entrega das Moções de Aplauso aos alunos e corpo docente da Escola Super Ativa. Por iniciativa do Vereador Anderson Cardoso a Moção de Aplausos foi entregue pelo Poder Legislativo Campinense em destaque ao desempenho dos alunos e professores no Concurso Canguru de Matemática.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual e internacional, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, teve origem na França e é administrada globalmente pela Assocation Kangourou sans Frontières.

A participação de escolas do município em concursos e olimpíadas a nível nacional e internacional possibilita aos alunos vivenciarem diferentes formatos de avaliação com múltiplos conteúdos e com ampla concorrência; permite uma autoavaliação da instituição em relação à conquista dos resultados e na percepção da qualidade de ensino. O sucesso obtido pelos alunos é uma alegria imensa para todos da escola e também para os munícipes em geral.

Já no seu 3º ano de competição, os alunos e corpo docente da Escola Super Ativa garantiram a premiação de 03 professores, 02 coordenadores e 09 alunos:

- A diretora Raquel Cristina Coser de Souza;
- As professoras: Deiseani Correa Rozenente, Emiliy Alves Moreira e Elizandra Bestel;
- As coordenadoras pedagógicas Jucéia Andrade Baron Melissa e Anguitta;
- E os alunos: Davi Bage (Medalha de Ouro); Fabio Gabriel de Souza (Medalha de Prata); Samara Dallri Dyck (Madalha de Prata); Flavia Aparecida de Witt Zloty (Medalha de Prata); João Alberto Baron (Medalha de Prata); Lucas Taverna (Medalha de Bronze); Rafaela Ferrarini Borges (Medalha de Bronze); Enzo dos Santos Ribeiro (Menção Honrosa) e Tallyta Henke Oliveira (Menção Honrosa).

PROGRAMA MUNICIPAL DE ORIENTAÇÃO A SÍNDROME DE DOWN E SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DE DOWN SÃO APROVADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL

por Fernando Vidolin última modificação 03/12/2019 15h39
Programa Municipal de Orientação a Síndrome de Down e Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down são aprovados na Câmara Municipal

Programa Municipal de Orientação a Síndrome de Down e Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down são aprovados na Câmara Municipal

Foi aprovado em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul o Projeto de Lei do Vereador Venicio Ferreira que institui o “Programa Municipal de Orientação sobre a Síndrome de Down“ e que também inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down”.

A “Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down” será celebrada anualmente na semana do dia 21 de março, dia em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down.

O Projeto que vem ao encontro com o engajamento do Município de Campina Grande do Sul na promoção de igualdade para todos, é composto por um conjunto de ações do Poder Público e da sociedade para a compreensão, apoio, educação, saúde, qualidade de vida, trabalho e combate ao preconceito com relação às pessoas com Síndrome de Down.

ATLETAS CAMPINENSES RECEBEM MOÇÃO DE APLAUSOS NA CÂMARA MUNICIPAL

por Fernando Vidolin última modificação 04/12/2019 15h24
Na última segunda feira, 02 de dezembro de 2019, ocorreu na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a entrega das Moções de Aplausos a atletas e personalidades ligadas ao esporte no município.

Na última segunda feira, 02 de dezembro de 2019, ocorreu na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a entrega das Moções de Aplausos a atletas e personalidades ligadas ao esporte no município.

Por iniciativa do Vereador Lucas Sehnem, a homenagem visa o reconhecimento da representatividade do município em diversas categorias de esportes, carregando o nome de Campina Grande do Sul em diversas competições Brasil a fora, além de promover um estímulo de uma vida mais ativa e saudável para as futuras gerações.

Entre os homenageados estão os atletas: Helton Lucian Colete Tanajura (Secretário de Esportes, Lazer e Juventude); Basílo Carvalho Fernandes; Debora Vidolin; Dirce Demetrio da Silva; Luyan Xavier Santos e Salomão Ferreira Gomes.

PROJETO DE LEI QUE DISPÕE PRAZO PARA A REALIZAÇÃO DE EXAMES RELACIONADOS AO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL

por Fernando Vidolin última modificação 05/12/2019 17h45
Foi aprovado em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, o Projeto de Lei que dispõe de prazo de até 30 dias para a realização de exames relacionados ao diagnóstico de Neoplasia Maligna de Mama – o câncer de mama – quando esta for a principal hipótese.

Foi aprovado em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, o Projeto de Lei que dispõe de prazo de até 30 dias para a realização de exames relacionados ao diagnóstico de Neoplasia Maligna de Mama – o câncer de mama – quando esta for a principal hipótese.

Toda mulher que ao realizar o exame físico e for detectado um nódulo, que segundo o médico, haja suspeita de câncer de mama, deverá realizar os exames solicitados em no máximo 30 dias, com a devida justificativa de prioridade médica da rede pública de saúde. A prioridade também será concedida nas consultas médicas de retorno para a avaliação dos exames previamente realizados.

O Projeto de Lei de autoria do Vereador Venicio Ferreira, tem como principal objetivo favorecer o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama na rede pública de saúde de Campina Grande do Sul, promovendo uma melhor qualidade de vida e autoestima para as mulheres do nosso Município.

 

PROJETO DE LEI QUE INSTITUI A CRIAÇÃO DA CARTEIRA MUNICIPAL DE IDENTIFICAÇÃO DO AUTISTA (CMIA) É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 06/12/2019 16h56
Foi aprovado em Sessão Ordinária o Projeto de Lei que institui a Carteira de Identificação do Autista no âmbito municipal, destinada a conferir a identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

Foi aprovado em Sessão Ordinária o Projeto de Lei que institui a Carteira de Identificação do Autista no âmbito municipal, destinada a conferir a identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

O referido Projeto de Lei de autoria da Vereadora Carol Mascarenhas, visa facilitar a identificação das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), agilizando o acesso prioritário em órgãos públicos e privados do Município, assim como ser utilizada como parâmetro para a definição de políticas públicas voltadas à inclusão e acessibilidade.

A Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA) será expedida por órgão do Executivo Municipal de forma gratuita, mediante requerimento acompanhado de relatório médico.

Esse Projeto de Lei vai ao encontro da atual Lei Federal n°. 12.764/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e da Lei Federal n°. 13.146/15, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, que confere as pessoas diagnosticadas no espectro autista uma série de direitos, bem como trata da sua inclusão social.

PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O "PROJETO LIVRO VIVO" É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 10/12/2019 17h12
Na última segunda-feira, 09 de dezembro de 2019, foi aprovado em segunda votação em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, o Projeto de Lei que institui a criação do “Projeto Livro Vivo”, o qual consiste em incentivar a leitura através da disponibilização de livros em locais públicos.

Na última segunda-feira, 09 de dezembro de 2019, foi aprovado em segunda votação em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, o Projeto de Lei que institui a criação do “Projeto Livro Vivo”, o qual consiste em incentivar a leitura através da disponibilização de livros em locais públicos.

O referido Projeto de Lei de autoria do Vereador Felipe Veiga, possui inspiração no projeto norte-americano bookcrossing, em que locais públicos com grande circulação de pessoas terão um espaço no qual será disponibilizados livros para quem quiser lê-los no local ou mesmo levá-los para casa para posterior devolução, sem qualquer controle ou necessidade de pré-cadastro.

Com isso, o “Projeto Livro Vivo” pretende resgatar a leitura do "bom e velho" livro, bem como de contribuir para a educação da população campinense.

PERSONALIDADES DE CAMPINA GRANDE DO SUL RECEBEM MOÇÃO DE APLAUSOS NA CÂMARA MUNICIPAL

por Fernando Vidolin última modificação 12/12/2019 15h52
Na última segunda-feira, 9 de dezembro de 2019, aconteceu em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a entrega de Moções de Aplausos a Priscilla Gonçalves e Rosiane Dalprá.

Na última segunda-feira, 9 de dezembro de 2019, aconteceu em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a entrega de Moções de Aplausos a Priscilla Gonçalves e Rosiane Dalprá. 

Por iniciativa do Vereador Lucas Sehnem, a homenagem visa o reconhecimento dessas duas personalidades que orgulham o município:

Rosiane Dalprá, servidora municipal que por muitos anos esteve à frente como Presidente da Previdência Municipal de Campina Grande do Sul (PREVICAMP), destacando-se três anos consecutivos no Prêmio Nacional de Gestão Previdenciária, além de recentemente ter sido Diretora Geral da Secretaria Municipal de Admistração, Finanças e Planejamento da Prefeitura de Campina Grande do Sul.

Priscilla Vieira Gonçalves, 3° Sargento do Exército Brasileiro e atleta de alto rendimento. Em 2017, foi convidada a participar da equipe do Exército Brasileiro na Modalidade de Corrida de Orientação como atleta de alto rendimento, onde representa nossa cidade, estado e país em diversas competições. Atualmente, Priscilla Vieira Gonçalves é a 2ª melhor colocada no Ranking Paranaense na categoria Damas Elite (D21E) e a 6ª colocada no ranking Brasileiro.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL RECEBE HOMENAGEM DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS DE CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 17/12/2019 16h55
No último sábado, 14 de dezembro de 2019, a Câmara Municipal de Campina Grande do Sul foi homenageada pela Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, pelo seu desemprenho no ano de 2019.

No último sábado, 14 de dezembro de 2019, a Câmara Municipal de Campina Grande do Sul foi homenageada pela Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, pelo seu desemprenho no ano de 2019.

A homenagem foi recebida em nome da Câmara Municipal pelo Presidente da Câmara, Vereador Eugênio Zanona e pelos Vereadores Venicio Ferreira e Anderson Cardoso.

Além das funções de fiscalização na atuação do Poder Executivo e da criação e aprovação de leis, a Câmara Municipal de Campina Grande do Sul tem como foco, estar sempre em sintonia com todas as Secretarias Municipais, sugerindo obras e ações na busca de melhorias para a população.

“Este foco é que tem norteado o nosso trabalho. Sempre atuamos na melhoria de projetos desenvolvidos, na ajuda para captação de recursos – via emendas parlamentares – abrindo portas e alcançando um melhor desenvolvimento, com mais saúde, segurança e tranquilidade para a nossa população”, afirma o Presidente da Câmara, Vereador Eugênio Zanona.

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul agradece à Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, pelo reconhecimento e reforça esta parceria para o ano de 2020.

BERNARDO AUGUSTO KUENZER CARON É HOMENAGEADO COM TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 18/12/2019 17h16
A homenagem aconteceu na última segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2019, na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul.

A homenagem aconteceu na última segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2019, na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul.

O projeto de decreto aprovado na Câmara Municipal, de autoria dos Vereadores Cilon Junior Antunes de Souza e Lucas Sehnem, concedeu a honraria à Bernardo Augusto Kuenzer Caron, Diretor Executivo do Hospital Angelina Caron. O Hospital Angelina Caron, referência nacional, contribui para o desenvolvimento do município, sendo parte vital da economia da cidade.

Bernardo Augusto Kuenzer Caron, nascido em Curitiba, sempre fez parte da história do Município de Campina Grande do Sul.

Além de Diretor Executivo do Hospital Angelina Caron, é Diretor da Fehospar (Federação dos Hospitais do Paraná) e Vice Presidente da Sindipar (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná). Na administração pública, Bernardo também atuou como Secretário Municipal de Governo, durante a gestão 2012-2016.  

Empresário atuante no Município, que junto de sua família, investe constantemente em Campina Grande do Sul, prevendo a inauguração de um novo empreendimento que possibilitará a geração de 200 novos empregos na cidade, influenciando na economia do Município.  

 

 

EM 2020 CONTINUAREMOS O NOSSO COMPROMISSO POR UMA CAMPINA GRANDE DO SUL MELHOR

por Fernando Vidolin última modificação 20/12/2019 12h15
Mais um ano está chegando ao fim... E, com ele, ficamos mais reflexivos, em razão disso, fizemos um balanço do ano que se encerra.

Mais um ano está chegando ao fim... E, com ele, ficamos mais reflexivos, em razão disso, fizemos um balanço do ano que se encerra.

Pensando nisso, organizamos uma retrospectiva das atividades realizadas pela Câmara!

Em 2019 foram realizadas 35 sessões ordinárias, nas quais foram discutidos e votados projetos de lei de interesse da população, como o Projeto Nº 75/2019 do Legislativo, que Instituiu a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Município de Campina Grande do Sul.

Ainda, neste ano, os vereadores enviaram ao Prefeito, 245 Requerimentos solicitando providências que atendessem os anseios dos munícipes.

Além disso, com a finalidade de reconhecer o valor de cada cidadão que ajuda a construir a história de nosso Município, a Câmara aprovou a concessão de 05 Títulos de Cidadão Honorário e 12 Moções de Aplausos a cidadãos que fazem a diferença em nosso Município. Por exemplo, o trabalho realizado pelo Núcleo de Costura Eri Martins da Rosa, que realiza em parceria com a prefeitura um Projeto denominado “Nasci em Campina”, que prevê a doação de um enxoval de bebê para mães carentes que não possuem condições de arcar com os custos.

Tudo isso teve como objetivo o cumprimento das funções institucionais do Poder Legislativo!

E, em 2020, a Câmara continuará trabalhando ainda mais em prol da população, especialmente para garantir o fortalecimento da democracia no nosso Município!

 

RETORNO DAS SESSÕES ORDINÁRIAS NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 14/02/2020 16h31
Informamos o retorno das Sessões Ordinárias na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro a partir das 17h30min, no Plenário da Câmara Municipal.

Informamos o retorno das Sessões Ordinárias na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro a partir das 17h30min, no Plenário da Câmara Municipal. Para aproximar a comunidade da atividade legislativa, em especial, das sessões onde são discutidos projetos de interesse da população, as sessões serão transmitidas, ao vivo, através da página oficial da Câmara (link disponível ao final).

O Presidente da Câmara Eugênio Zanona reforça o convite a todos os munícipes para participarem das sessões e ressalta que a interação entre a população e o Poder Legislativo é fundamental para o fortalecimento da democracia.

 

https://www.facebook.com/camaracgsul/

POSSE DO NOVO VEREADOR CAMPINENSE-DO-SUL

por Fernando Vidolin última modificação 17/02/2020 14h30
Ocorreu na última quarta-feira dia 12 de fevereiro no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, a 1ª Sessão Extraordinária de 2020 que empossou o Vereador Rene Henemann dos Santos (PSB).

Ocorreu na última quarta-feira dia 12 de fevereiro no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, a 1ª Sessão Extraordinária de 2020 que empossou o Vereador Rene Henemann dos Santos (PSB), primeiro suplente da coligação “Unidos pela Campina” formada pelos partidos PPS, PSDB, PSB, DEM.

Rene assumiu como Vereador em razão da licença concedida ao Vereador Geraldo “Vaquinha” de Souza (PSDB), o qual está em tratamento médico.  

PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020

por Fernando Vidolin última modificação 19/02/2020 16h11
Ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grane do Sul a 1ª Sessão Ordinária de 2020 do Poder Legislativo.

Ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a 1ª Sessão Ordinária de 2020 do Poder Legislativo. A Sessão ocorreu às 17h30min na última segunda-feira, 17, e foi aberta pelo Presidente Eugênio Zanona ao lado dos demais Vereadores.

Lembrando que para aproximar os munícipes da atividade legislativa, as sessões são transmitidas, ao vivo, através de página oficial da Câmara Municipal no Facebook.

 

https://www.facebook.com/camaracgsul/

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DAS CONTAS DO PODER LEGISLATIVO

por Fernando Vidolin última modificação 28/02/2020 15h56
A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul promoveu, nesta sexta-feira (28/12), Audiência Pública para prestação das contas do Poder Legislativo, referentes ao terceiro quadrimestre de 2019.

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul promoveu, nesta sexta-feira (28/12), Audiência Pública para prestação das contas do Poder Legislativo, referentes ao terceiro quadrimestre de 2019.

A Audiência Pública foi presidida pelo contador da Câmara Municipal, André Ferreira Mattos de Moura, no Plenário do Legislativo Municipal.

Servidores, Vereadores e munícipes puderam acompanhar o relatório de gestão fiscal, com prestação de serviços e debate das contas, e avaliação de cumprimentos das metas fiscais, relativamente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019 do Poder Legislativo.

A prestação de contas em audiência pública aberta à população está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000), no artigo 9º, § 4º.

DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS

por Fernando Vidolin última modificação 05/03/2020 16h16
O último dia 29 de fevereiro foi marcado pelo Dia Mundial das Doenças Raras. Para chamar a atenção para essa realidade, a convite do Vereador Venício Ferreira na última Sessão Ordinária, representantes da Organização Paranaense de Distrofia Muscular (OPDM) debateram a pauta na Câmara Municipal, reafirmando o compromisso desta Casa de Leis com o tema.

O último dia 29 de fevereiro foi marcado pelo Dia Mundial das Doenças Raras. Para chamar a atenção para essa realidade, a convite do Vereador Venício Ferreira na última Sessão Ordinária, representantes da Organização Paranaense de Distrofia Muscular (OPDM) debateram a pauta na Câmara Municipal, reafirmando o compromisso desta Casa de Leis com o tema.

A munícipe Claudiane Oliveira, diretora de esportes da OPDM, discursou na tribuna do Plenário da Câmara, reiterando a importância de políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce para a população com doenças raras.

Quem também discursou foi Sandra Souza, diretora social da OPDM, destacando a importância de políticas públicas e suporte voltado às famílias cuidadoras das pessoas com doenças raras e, em especial as mães cuidadoras.

Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde aponta que existem entre 6 a 8 mil tipos de doenças raras definidas como enfermidades de caráter degenerativo ou proliferativo que afetam até 65 em cada 100 mil indivíduos, atingindo 13 milhões de brasileiros (500 mil apenas no estado do Paraná).

PROJETO DE LEI LIMITA O TEMPO DE ESPERA NAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS E NOS CORREIOS

por Fernando Vidolin última modificação 06/03/2020 15h46
Na última segunda-feira, foi aprovado em Sessão Ordinária o Projeto de Lei que alterou a Lei Municipal 075/2010, acrescentando às agências dos Correios a normativa que limita o tempo de espera nas agências bancárias Campina Grande do Sul.

Na última segunda-feira, foi aprovado em Sessão Ordinária o Projeto de Lei que alterou a Lei Municipal 075/2010, acrescentando às agências dos Correios a normativa que limita o tempo de espera nas agências bancárias Campina Grande do Sul.

O Projeto, que tem autoria do Vereador Cleverson Dalprá, foi aprovado por unanimidade no Plenário da Câmara Municipal.

O tempo de espera de atendimento nas agências bancárias e nos Correios será delimitado para 20 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou pós-feriados. Além disso, os estabelecimentos serão obrigados a fornecer aos clientes senhas impressas de atendimento, com data, o horário de emissão do bilhete e número de ordem para o atendimento.

Também entrará em vigor a exigência de que os estabelecimentos abrangidos por esta lei deverão estar adaptados para atender as pessoas com deficiência, disponibilizar aos clientes banheiro social adaptado à pessoa com deficiência e colocar a disposição de todos os clientes, de forma gratuita em local de fácil visualização e acesso, água própria para consumo no local.

Para comprovação do tempo de espera, o cliente apresentará o bilhete da senha ao funcionário que atendê-lo, o qual deverá gravar, mecanicamente, o horário em que efetivamente ocorreu o atendimento. Além disso, os estabelecimentos abrangidos por esta lei estarão obrigados a fixar cartazes em locais de fácil visualização dentro de suas dependências, que contenham as principais informações desta Lei.

A fiscalização, o recebimento de denúncias dos consumidores e aplicação das sanções administrativas previstas no art. 56 da Lei Federal 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor ficarão sob a responsabilidade da Procuradoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON).

Agora o Projeto de Lei segue para sanção do Prefeito Bihl Zanetti.

CÂMARA CELEBRA CONVÊNIO COM A APAE

por Fernando Vidolin última modificação 10/03/2020 16h43
A Câmara Municipal celebrou Convênio com a Apae de Campina Grande do Sul, o qual permite repassar à referida instituição os valores doados, mensalmente, por servidores e vereadores deste Poder Legislativo.

A Câmara Municipal celebrou Convênio com a Apae de Campina Grande do Sul, o qual permite repassar à referida instituição os valores doados, mensalmente, por servidores e vereadores deste Poder Legislativo.

Para que a doação seja realizada, o servidor ou vereador deverá autorizá-la expressamente, bem como indicar o valor que será descontado na folha de pagamento, limitado a 1% (um por cento) da remuneração ou subsídio. Essas doações serão repassadas à Apae para que sejam aplicadas nas finalidades sociais da instituição.

A celebração deste Convênio foi possível em razão da aprovação, pelo Plenário da Câmara, do Decreto Legislativo nº 12/2019, que autorizou a celebração do convênio.

NOTA

por Fernando Vidolin última modificação 30/03/2020 18h46
A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul informa que, em razão do crescente número de infectados pelo Novo Coronavírus no país e, para contribuir na redução do contágio, evitando-se a aglomeração de pessoas, as sessões foram temporariamente suspensas. No entanto, ressalta-se que poderão ser realizadas sessões extraordinárias para tratar de assuntos urgentes.

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul informa que, em razão do crescente número de infectados pelo Novo Coronavírus no país e, para contribuir na redução do contágio, evitando-se a aglomeração de pessoas, as sessões foram temporariamente suspensas.


No entanto, ressalta-se que poderão ser realizadas sessões extraordinárias para tratar de assuntos urgentes.

EVITE A PROPAGAÇÃO DO COVID-19 EM 7 PASSOS

por Fernando Vidolin última modificação 07/04/2020 16h17

FELIZ PÁSCOA!

por Fernando Vidolin última modificação 28/04/2020 18h50
Que a alegria da ressurreição de Jesus Cristo esteja em seu coração hoje e sempre.

ESSA LUTA É DE TODOS! SE PRECISAR SAIR, USE MÁSCARA.

por Fernando Vidolin última modificação 28/04/2020 18h49

FELIZ DIA DO TRABALHO!

por Fernando Vidolin última modificação 01/05/2020 14h15

À você trabalhador, que faz Campina Grande do Sul avançar, muito obrigado. 

AO CHEGAR EM CASA, COLOQUE OS SAPATOS DO LADO DE FORA E A ROUPA PRA LAVAR.

por Fernando Vidolin última modificação 08/05/2020 19h20
Caso precise ir à rua para alguma atividade essencial, lembre-se de deixar os sapatos do lado de fora da casa e colocar a roupa usada pra lavar

DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

por Fernando Vidolin última modificação 12/05/2020 16h43

Uma homenagem a todos os heróis e heroínas da vida real, da batalha contra a COVID-19.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

por Fernando Vidolin última modificação 18/05/2020 15h08

Proteja nossas crianças e adolescentes. Esquecer é permitir, lembrar é combater.

DISQUE 100.

NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA.

por Fernando Vidolin última modificação 27/05/2020 19h07
#MaioAmarelo

CUIDE-SE. USE MÁSCARA.

por Fernando Vidolin última modificação 04/06/2020 18h31
#SePuderFiqueEmCasa

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

por Fernando Vidolin última modificação 05/06/2020 18h57
05 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

por Fernando Vidolin última modificação 12/06/2020 15h06
A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul deseja um feliz Dia dos Namorados a todos os casais

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

por Fernando Vidolin última modificação 15/06/2020 15h49
Seu silêncio é a maior violência contra o idoso. Denuncie. Disque idoso: 0800 41 0001

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO APOSENTADO

por Fernando Vidolin última modificação 17/06/2020 14h22
Parabéns aos servidores públicos aposentados pelo seu dia.

DIA DE SÃO JOÃO BATISTA

por Fernando Vidolin última modificação 24/06/2020 13h55
24 de junho, dia de São João Batista. Padroeiro de Campina Grande do Sul.

DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQI+

por Fernando Vidolin última modificação 28/06/2020 22h34
28 de julho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+. Diga não à homofobia, disque 100.

DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO

por Fernando Vidolin última modificação 02/07/2020 15h48
02 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro. Parabéns pela garra, coragem e dedicação.

DIA NACIONAL DA CIÊNCIA E DO PESQUISADOR CIENTÍFICO

por Fernando Vidolin última modificação 08/07/2020 14h40
No dia 08 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico.

A data tem como objetivo chamar atenção para o que o Brasil produz em termos de pesquisa científica, estimulando jovens a se interessarem por ciência. Lembrando também o papel fundamental da pesquisa científica na luta contra o coronavírus, na busca por melhores tratamentos e na pesquisa de uma vacina contra a COVID-19.

PROTEJA-SE, PRIVINA-SE, ESTAMOS TODOS NA MESMA LUTA.

por Fernando Vidolin última modificação 10/07/2020 18h36

NÃO CONFUNDA REABERTURA DO COMÉRCIO COM O FIM DA PANDEMIA. PROTEJA-SE!

por Fernando Vidolin última modificação 15/07/2020 16h40
Vamos continuar seguindo as medidas preventivas recomendas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande do Sul.

NOTA DE PESAR

por Fernando Vidolin última modificação 15/07/2020 22h36

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul vem, em nome de todos os Vereadores e funcionários, manifestar profundo pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-Vereador Rogério Oliveira de Almeida, conhecido carinhosamente por "Seu Rogério".

Suplente de Vereador assumiu a cadeira na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul em janeiro de 2015, legislando durante o período de 3 meses, onde trabalhou com extrema dedicação pela população campinense. Sua belíssima trajetória foi marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação a família e amigos.

Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor.

DIA DO COMERCIANTE

por Fernando Vidolin última modificação 16/07/2020 18h07

Dia 16 de julho é comemorado o Dia do Comerciante. O comércio do seu bairro sempre esteve próximo de você. Esteja próximo dele também.

Valorize o comércio local!

DIA DO AMIGO

por Fernando Vidolin última modificação 20/07/2020 18h12

Dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo.

Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.

DIA NACIONAL DA SAÚDE

por Fernando Vidolin última modificação 05/08/2020 14h43
Dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde.

Dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde.

A data serve de alerta sobre a importância de cuidar da saúde, principalmemte em um momento em que o mundo vive uma pandemia, reforçando a necessidade de cuidar da saúde de maneira preventiva. Uma boa saúde é resultado do equilíbrio físico e mental do organismo, isso é adquirido por meio de hábitos, como: uma boa alimentação; um bom descanso; atividade física; e também, horas de lazer.

DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

por Fernando Vidolin última modificação 06/08/2020 17h00
Dia 06 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Profissional da Educação.

Dia 06 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Profissional da Educação.

É uma data que marca a valorização e reconhecimento desses profissionais que são essenciais para a formação e capacitação de todos. Parabéns a todos que contribuem com a formação dos nossos munícipes!

FELIZ DIA DOS PAIS!

por Fernando Vidolin última modificação 09/08/2020 23h40

Hoje, 09 de agosto, é comemorado o Dia dos Pais. Ser pai é plantar raízes, é ensinar segurando a mão com coragem e determinação. Um feliz Dia dos Pais a todos!

COMUNICADO

por Fernando Vidolin última modificação 12/08/2020 19h24

A Câmara Municipal informa que suspenderá, a partir deste sábado, dia 15/08, suas redes sociais e o seu portal oficial. No entanto, o acesso ao portal da transparência será mantido.

Essas medidas atendem a legislação eleitoral, especialmente as regras que disciplinam o período que antecede as eleições municipais.

As redes sociais e o portal da Câmara ficarão acessíveis novamente a partir do dia 16/11.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

por Fernando Vidolin última modificação 17/11/2020 14h33

DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR

por Fernando Vidolin última modificação 18/11/2020 15h54
Hoje, 18 de novembro, é celebrado o Dia do Conselheiro Tutelar. Parabéns a todos que cuidam e zelam pelos direitos de nossas crianças e adolescentes.

DIA DA BANDEIRA

por Fernando Vidolin última modificação 19/11/2020 16h16
Dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira. A data é uma homenagem a bandeira brasileira, que foi criada 4 dias após a Proclamação da República, em 19 de novembro de 1889.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

por Fernando Vidolin última modificação 20/11/2020 14h24
Hoje é o dia da Consciência Negra. Numa sociedade ideal, essa data seria desnecessária... No entanto, os reflexos que a escravidão deixou no Brasil se estendem ainda hoje. Por isso, precisamos promover sempre, e não apenas hoje, o respeito a todo ser humano, independente da cor da pele, gênero, idade, orientação sexual ou crença religiosa.

ATENÇÃO

por Fernando Vidolin última modificação 01/12/2020 21h09
Atenção! Os números de infectados pela COVID-19 estão aumentando muito nesses últimos dias. Com isso, os hospitais voltaram a trabalhar próximo ao limite de leitos na UTI. Precisamos da sua ajuda: Se puder, fique em casa! Se precisar sair, proteja-se.

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

por Fernando Vidolin última modificação 03/12/2020 18h43
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro, foi originalmente idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e ressalta a importância da inclusão dos deficientes na sociedade e a eliminação do capacitismo.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro, foi originalmente idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e ressalta a importância da inclusão dos deficientes na sociedade e a eliminação do capacitismo. Segundo último levantamento realizado pelo IBGE, atualmente cerca de 20% da população brasileira (aproximadamente 45 milhões de pessoas) possui algum tipo de deficiência. Diga não ao preconceito e sim à inclusão. 

PRIMEIRAS DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19 CHEGAM EM CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 19/01/2021 21h35

Hoje, 19 de janeiro de 2021, chegou ao município de Campina Grande do Sul o primeiro lote de doses da vacina contra a COVID-19. O montante é referente às primeiras doses a serem aplicadas no público prioritário elencado pelo plano municipal, o qual nesta primeira etapa dará prioridade a imunização de:

Trabalhadores de Saúde que atuam na linha de frente do combate ao COVID-19;
Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas/abrigadas;
Trabalhadores Educacionais e da Assistência Social
(CRAS, CREAS, Casas/Unidades de Acolhimento);
Pessoas com Deficiência Institucionalizadas (APAE)/abrigadas;
Estudantes na área da saúde (atuando na linha de frente do combate ao COVID-19);
Pessoas com Deficiência Permanente Severa;
Trabalhadores de Força de Segurança e Salvamento.

O início da vacinação ocorrerá amanhã, dia 20/01/2021.

DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER

por Fernando Vidolin última modificação 04/02/2021 16h34

O Dia Mundial Contra o Câncer é comemorado anualmente em 4 de fevereiro visando aumentar a conscientização sobre o câncer e incentivar sua prevenção. Esta data foi foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), para apoiar os objetivos da Declaração Mundial do Câncer, lançada em 2008.

COMUNICADO

por Fernando Vidolin última modificação 01/03/2021 14h39

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul informa que devido ao crescente número de novos casos de covid-19 e considerando o teor do Decreto Estadual nº. 6983/2021, bem como o Decreto Municipal nº 1440/2021, realizará a sessão ordinária prevista para hoje (01/03) às 17:30h sem a presença de público, sendo assegurada a transmissão da sessão ao vivo, na página oficial da Câmara no Facebook. 


https://www.facebook.com/camaracgsul/

PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA 2021/2024

por Fernando Vidolin última modificação 01/03/2021 22h40

Ocorreu hoje (01/03/21), na Câmara Municipal, a primeira Sessão Ordinária da Legislatura 2021/2024.

A Sessão contou com a presença de todos os Vereadores eleitos no último pleito eleitoral, bem como do Prefeito Bihl Zanetti, que esclareceu diversas dúvidas à nossa população.
Reiteramos que foram adotadas as medidas necessárias para conter a propagação do coronavírus (COVID-19).

SUSPENSÃO DAS SESSÕES PRESENCIAIS

por Fernando Vidolin última modificação 16/03/2021 17h04
A pandemia já causou 279.602 mortes no Brasil. Sabe o que isso significa?
A pandemia já causou 279.602 mortes no Brasil.
Sabe o que isso significa?
94 (93.92) vezes o número de vítimas fatais do atentado das Torres Gêmeas, em 2001, nos EUA.
2 (1,99) vezes o número de vítimas fatais do atentado de Hiroshima, durante a Segunda Guerra Mundial.
6 (5,59) vezes o número de brasileiros mortos pela Guerra do Paraguai (maior guerra que o Brasil se envolveu diretamente).
1035 vezes o número de vítimas fatais do horrível rompimento da barragem em Brumadinho, ou seja, o equivalente a quase 3 desastres de Brumadinho todos os dias durante um ano inteiro!
Esses dados nos mostram a GRAVIDADE da pandemia... e nos lembra que ela AINDA NÃO ACABOU!
Assim, considerando a situação atual, a Câmara decidiu suspender as sessões presenciais com o objetivo de contribuir de forma direta para evitar as aglomerações. As sessões extraordinárias, quando convocadas, serão realizadas por meio remoto.
No entanto, é necessário reforçar que os Vereadores e Servidores continuarão atuando em suas respectivas funções através, sobretudo, do home office.
O trabalho não para! Só a forma dele acontecer é que será adaptado pelo colapso na saúde que estamos infelizmente vivenciando.

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

por Fernando Vidolin última modificação 22/03/2021 16h39
Dia 21 de março foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.
O dia foi criado para celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas.
A data escolhida, 21 de março (21/3), se refere às 3 cópias do cromossomo 21 que as pessoas com síndrome de Down têm.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

por Fernando Vidolin última modificação 22/03/2021 16h40
Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água.
Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre essa temática. Estima-se que apenas 0,77% de toda a água existente no planeta, esteja disponível para o consumo humano. Assim se torna cada vez mais necessário para que nós sejamos responsáveis pela preservação desse bem tão precioso e indispensável.

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA PRIMEIRA SESSÃO VIRTUAL

por Fernando Vidolin última modificação 26/03/2021 15h41
Na manhã de hoje foi realizada a primeira sessão virtual.

Após treinamento dos vereadores para que estivessem aptos a participarem das sessões realizadas por meio remoto, a Presidência da Casa designou a data de hoje, dia 26/03/2021, para que fosse realizada as sessões extraordinárias de forma virtual.

A sessão foi conduzida pelo Presidente Eugênio José Zanona, que agradece o empenho dos envolvidos para que fosse possível a sua realização.

Essa sessão foi um marco na história do Legislativo Municipal, pois foi a primeira realizada de forma totalmente virtual, para que os projetos urgentes e de relevante interesse público fossem votados pelos Vereadores e Vereadoras.

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

por Fernando Vidolin última modificação 02/04/2021 15h30

 

No dia 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorada no mundo todo desde 2008. Possui o importante objetivo de conscientizar e chamar a atenção de toda a sociedade para a questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

FELIZ PÁSCOA!

por Fernando Vidolin última modificação 04/04/2021 11h05

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul deseja a todos uma Feliz Páscoa!

Que a alegria da Páscoa invada nossos corações e nos encha de luz!

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

por Fernando Vidolin última modificação 07/04/2021 16h22

O Dia Mundial da Saúde é um dia global de conscientização da saúde celebrado todos os anos em 7 de abril. A data que foi criada pela Organização Mundial da Saúde em 1948, reforça ainda mais a necessidade atual de cuidados a nossa saúde frente ao novo coronavírus.

DIA DA TERRA

por Fernando Vidolin última modificação 22/04/2021 16h06

Comemorado pela primeira vez em 22 de abril de 1970 nos Estados Unidos, o Dia da Terra se tornou uma data celebrada mundialmente fazendo parte do calendário oficial das Organizações das Nações Unidas (ONU).

A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

por Fernando Vidolin última modificação 28/04/2021 14h33

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO 🌎📝

O Dia Mundial da Educação foi instituído há 19 anos por líderes de 164 países – incluindo o Brasil – e simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. Celebrada há 19 anos, a data foi instituída na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação.

FELIZ DIA DO TRABALHO

por Fernando Vidolin última modificação 01/05/2021 12h01

FELIZ DIA DO TRABALHO! 

Gratidão e homenagem aqueles que, com seu trabalho, ajudam a fortalecer e desenvolver o nosso Município.

Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras.

FELIZ DIA DAS MÃES

por Fernando Vidolin última modificação 09/05/2021 13h44

Mãe sabe pintar sorrisos,
Enxugar lágrimas.
Mãe é colo de infinita capacidade,
Peito de inabalável paciência,
Sorriso e lágrima de empatia e carinho.

Feliz dia das mães!

DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

por Fernando Vidolin última modificação 12/05/2021 16h30

O Dia Internacional da Enfermagem homenageia o trabalho e a contribuição dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde.

A função desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos.

Auxiliando a todos nós, principalmente em tempos difíceis de pandemia.

DIA INTERNACIONAL CONTRA A LGBTQIA+FOBIA

por Fernando Vidolin última modificação 17/05/2021 17h14
Hoje, dia 17 de maio, é o Dia Internacional contra a LGBTQIA+fobia.

Hoje, dia 17 de maio, é o Dia Internacional contra a LGBTQIA+fobia. Esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, lésbicas, transexuais, transgêneros e demais minorias sexuais.

No Brasil, LGBTQIA+fóbia é crime, denuncie! As denúncias podem ser feitas através do disque 190 (número da Polícia Militar) e pelo Disque 100 (Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos). Bem como em qualquer delegacia.

DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

por Fernando Vidolin última modificação 18/05/2021 17h31

18 de maio é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel. Mais informações poderão ser obtidas no site: www.facabonito.org.br

DIA DO TRABALHADOR RURAL

por Fernando Vidolin última modificação 25/05/2021 15h39

O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente dia 25 de Maio no Brasil.

A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, e outras atividades ligadas ao campo.

A Câmara Municipal parabeniza e agradece todos os trabalhadores rurais de nosso município que mesmo em meio a pandemia, seguem empenhados trabalhando para produzir alimentos e colaborar com o desenvolvimento e sustentabilidade de Campina Grande do Sul.

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

por Fernando Vidolin última modificação 26/05/2021 15h12

No dia 26 de maio, lembramos anualmente o Dia Nacional do Bombeiro. A data visa homenagear todos os profissionais e respectivas corporações, além de destacar o trabalho e contribuição destes na proteção das populações e na prestação de cuidados e serviços de apoio.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

por Fernando Vidolin última modificação 22/06/2021 16h50
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

A data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema.

DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO

por Fernando Vidolin última modificação 22/06/2021 16h50
O Dia da Imunização é celebrado anualmente em 9 de junho. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades como a COVID-19, caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.

O Dia da Imunização é celebrado anualmente em 9 de junho.

O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades como a COVID-19, caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.

Atualmente, existe um movimento de pessoas que são contra a vacinação e que não levam seus filhos para serem imunizados. A Organização Mundial de Saúde alerta que “a imunização salva milhões de vidas e é amplamente reconhecida como uma das intervenções globais em saúde de maior sucesso”.

Por isso, a vacina ainda é o melhor método para evitar doenças que já mataram milhões em todo o mundo e agora estão extintas.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL

por Fernando Vidolin última modificação 22/06/2021 16h50
Os suplentes Anderson Cardoso e Rosimeri Ceccon tomaram posse como vereador e vereadora da Câmara Municipal.

Hoje, em Sessão Extraordinária, os suplentes Anderson Cardoso e Rosimeri Ceccon tomaram posse como vereador e vereadora da Câmara Municipal.

O suplente Anderson Cardoso assumiu na vaga de Venicio Ferreira, o qual foi nomeado Secretário da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

E a suplente Rosimeri Ceccon assumiu na vaga do vereador Sergio Cavagni, que solicitou licença pelo período de 60 (sessenta) dias, conforme previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

por Fernando Vidolin última modificação 22/06/2021 16h49
A todos os casais apaixonados, a Câmara Municipal de Campina Grande do Sul deseja um feliz Dia dos Namorados.

A todos os casais apaixonados, a Câmara Municipal de Campina Grande do Sul deseja um feliz Dia dos Namorados.

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

por Fernando Vidolin última modificação 22/06/2021 16h48
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

DIA DE SÃO JOÃO BATISTA

por Fernando Vidolin última modificação 24/06/2021 15h43
Hoje, dia 24 de junho, é comemorado o dia do padroeiro de Campina Grande do Sul, São João Batista.

Hoje, dia 24 de junho, é comemorado o dia do padroeiro de Campina Grande do Sul, São João Batista.

De extrema importância aos devotos da Igreja Católica, foi o precursor de Jesus Cristo, anunciando a sua chegada ao mundo como o salvador que Messias entregaria a todos. João que gritou no deserto, revelando a vinda do Senhor. É também o último dos profetas.

Foi escolhido para ser padroeiro do município após a construção de uma capela em sua devoção, no local onde hoje está situada a Igreja Matriz.

Também devido às comemorações de São João Batista que originou-se uma das festas mais populares da cultura brasileira, a festa junina. Segundo a tradição, Isabel, sua mãe, ergueu um mastro em sua casa e acendeu uma fogueira para anunciar o nascimento do filho, o que deu origem a essa tradição nas festas juninas.

DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQIA+

por Fernando Vidolin última modificação 28/06/2021 15h54
Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Internacional Orgulho LGBTQIA+, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e da luta pela igualdade.

Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Internacional Orgulho LGBTQIA+, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e da luta pela igualdade. 

 A data que é comemorada internacionalmente, homenageia um dos episódios mais marcantes na luta pelos direitos do movimento, a Rebelião de Stonewall, em Nova York, que ocorreu em 1969. 

 No Brasil, LGBTQIA+fobia é crime, denuncie! As denúncias podem ser feitas através do disque 190 (número da Polícia Militar) e pelo Disque 100 (Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos). Bem como em qualquer delegacia.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL RETOMA SESSÕES ORDINÁRIAS EM FORMATO SEMIPRESENCIAL

por Fernando Vidolin última modificação 28/07/2021 17h51
Na próxima segunda-feira, dia 02 de agosto, às 17h30, a Câmara de Campina Grande do Sul retomará as sessões ordinárias. Elas serão realizadas na modalidade semipresencial, com apenas os membros da Mesa Diretora presentes no Plenário. Os demais vereadores participarão de forma remota (online).

Na próxima segunda-feira, dia 02 de agosto, às 17h30, a Câmara de Campina Grande do Sul retomará as sessões ordinárias. Elas serão realizadas na modalidade semipresencial, com apenas os membros da Mesa Diretora presentes no Plenário. Os demais vereadores participarão de forma remota (online).

Embora as sessões ordinárias estivessem suspensas, como medida de prevenção em razão da pandemia de covid-19, os trabalhos administrativos e legislativos não pararam.

Os vereadores continuaram exercendo suas funções, atuantes na busca por melhorias para a população campinense, sem perder de foco, claro, os cuidados necessários para prevenir a propagação do novo coronavírus. Além disso, as matérias com conteúdo urgente para o Município foram apreciadas mediante sessões extraordinárias.

A participação presencial dos cidadãos nas sessões continua suspensa, para evitar aglomerações. No entanto, convidamos a todos para acompanhar a transmissão pela página oficial da Câmara no Facebook (@camaracgsul).

DIA NACIONAL DA SAÚDE

por Fernando Vidolin última modificação 05/08/2021 14h55
No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil.

No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

Ações do documento