DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS

O último dia 29 de fevereiro foi marcado pelo Dia Mundial das Doenças Raras. Para chamar a atenção para essa realidade, a convite do Vereador Venício Ferreira na última Sessão Ordinária, representantes da Organização Paranaense de Distrofia Muscular (OPDM) debateram a pauta na Câmara Municipal, reafirmando o compromisso desta Casa de Leis com o tema.

A munícipe Claudiane Oliveira, diretora de esportes da OPDM, discursou na tribuna do Plenário da Câmara, reiterando a importância de políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce para a população com doenças raras.

Quem também discursou foi Sandra Souza, diretora social da OPDM, destacando a importância de políticas públicas e suporte voltado às famílias cuidadoras das pessoas com doenças raras e, em especial as mães cuidadoras.

Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde aponta que existem entre 6 a 8 mil tipos de doenças raras definidas como enfermidades de caráter degenerativo ou proliferativo que afetam até 65 em cada 100 mil indivíduos, atingindo 13 milhões de brasileiros (500 mil apenas no estado do Paraná).