Vereadores participaram de eventos no Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo

Esta data tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo reduzindo a discriminação e o preconceito com as pessoas afetadas pelo transtorno.

autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. A foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O vereador Anderson Cardoso esteve presente na Audiência Pública sobre Autismo promovido pela Deputada Estadual Flávia Francischini com o tema "Quando nos Conscientizamos as peças se encaixam". O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Paraná, e contou com a presença da Claudiane Ribeiro (membro do conselho de pessoa com deficiência), Silmara Tays Andrade Gonçalves, Kaio Augustus (vereador de Quatro Barras), Major Valter Ribeiro da Silva, Monica Demarchi (Policial penal e diretora da UMUSP) e Lara Alvim (presidente da UMUSP).

Já o Vice-Presidente da Câmara, Felipe Veiga, esteve presente no evento "Inclusão da Pessoa com Autismo no Estado do Paraná - Possibilidades e Desafios" promovido pela Escola de Gestão do Paraná através do Governo do Estado. Que contou com a presença da promotora de Justiça Luciana Linero, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação; Felipe Braga Côrtes
(Coordenador da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família - SEDEF) e a Profª Drª Maria de Fátima Minetto que é Professora da UFPR e atua na linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais.

O autismo é um transtorno crônico mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.