NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul: Cuidar da saúde também é obrigação do homem!
NOVEMBRO AZUL

NOVEMAZUL

O novembro Azul é uma campanha cujo propósito é conscientizar os homens sobre a importância da atenção à saúde, em particular, da prevenção para diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que pode ser tratada com sucesso se for identificada em estágios iniciais.

No entanto, lamentavelmente, muitos homens têm resistência em realizar check-ups e exames de rotina. Dessa forma, o novembro Azul foi criado para ser um mês de conscientização sobre o assunto e incentivar eles a procurar um centro de saúde e realizar o exame.
A visita a um urologista ainda é um tabu entre os homens, mas é necessário fazer uma conscientização para que eles entendam que essa ação pode salvar vidas. Um estudo conduzido pelo Centro de Referência da Saúde do Homem aponta que 60% dos pacientes só buscam atendimento médico quando a doença já está em estado avançado e com menos chances de cura.
Geralmente, o câncer de próstata não apresenta sinais nos estágios iniciais da doença. Por isso, é importante fazer exames. Os sintomas geralmente só aparecem em estágios avançados, e podem ser:
– Dificuldade para urinar ou vontade frequente de urinar;
– Dor ao urinar;
– Sangue na urina ou no esperma;
– Dor nos ossos;
– Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga completamente;
– Tendência de contrair infecções urinárias;
– Dificuldade em ter uma ereção, bem como dor durante a ejaculação.
O diagnóstico precoce da doença pode ser decisivo e aumentar as chances de cura em até 90%. Sendo assim, é importante que todos os homens após os 50 anos, mesmo que sejam totalmente assintomáticos, visitem o urologista e façam os exames necessários uma vez ao ano. Já homens com fatores de risco também devem fazer exames regularmente, ainda que tenham menos de 50 anos.
Ao apresentar um ou mais sintomas é importante procurar um médico com urgência.
Neste mês, quando passarem em frente à Câmara Municipal de Campina Grande do Sul perceberão que nossa faixada durante a noite está AZUL, pois estamos participando da Campanha e incentivando sempre buscarem a prevenção.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.