Câmara Campina recebe uma das melhores notas em transparência pública pelo TCE-PR

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul fecha o ano de 2023 com uma boa notícia. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) reconheceu o legislativo campinense como um dos melhores em transparência no estado, sendo destaque também na região metropolitana. O resultado leva em conta a transparência dos portais públicos no país e é pautado por um parâmetro instituído pelo TCE-PR a partir de 2018.

itp

Segundo a pesquisa do TCE-PR, o portal da Câmara Campina conquistou a nota 90, 59%, atingindo a 80ª colocação entre os portais da transparência do Paraná. O resultado está bem acima da média nacional que corresponde a 57,92%. Se comparado ao ano anterior, o legislativo municipal obteve aumento significativo entre os municípios da região metropolitana.

O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um método instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O objetivo principal da compilação desse índice é para que a administração pública no estado possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência.

A análise objetiva-se, também, que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados. Entre os quesitos avaliados no processo considera que o acesso à plataforma online deve ser feita de forma transparente e não um “labirinto”, em que os usuários possam encontrar as informações que precisam sem dificuldade.