NOTÍCIAS

Nesta página são divulgadas as notícias relativas a esta Casa de Leis

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

No dia 26 de maio, lembramos anualmente o Dia Nacional do Bombeiro. A data visa homenagear todos os profissionais e respectivas corporações, além de destacar o trabalho e contribuição destes na proteção das populações e na prestação de cuidados e serviços de apoio.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

A data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema.

DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO

O Dia da Imunização é celebrado anualmente em 9 de junho. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades como a COVID-19, caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.

O Dia da Imunização é celebrado anualmente em 9 de junho.

O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades como a COVID-19, caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.

Atualmente, existe um movimento de pessoas que são contra a vacinação e que não levam seus filhos para serem imunizados. A Organização Mundial de Saúde alerta que “a imunização salva milhões de vidas e é amplamente reconhecida como uma das intervenções globais em saúde de maior sucesso”.

Por isso, a vacina ainda é o melhor método para evitar doenças que já mataram milhões em todo o mundo e agora estão extintas.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL

Os suplentes Anderson Cardoso e Rosimeri Ceccon tomaram posse como vereador e vereadora da Câmara Municipal.

Hoje, em Sessão Extraordinária, os suplentes Anderson Cardoso e Rosimeri Ceccon tomaram posse como vereador e vereadora da Câmara Municipal.

O suplente Anderson Cardoso assumiu na vaga de Venicio Ferreira, o qual foi nomeado Secretário da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

E a suplente Rosimeri Ceccon assumiu na vaga do vereador Sergio Cavagni, que solicitou licença pelo período de 60 (sessenta) dias, conforme previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

A todos os casais apaixonados, a Câmara Municipal de Campina Grande do Sul deseja um feliz Dia dos Namorados.

A todos os casais apaixonados, a Câmara Municipal de Campina Grande do Sul deseja um feliz Dia dos Namorados.

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

DIA DE SÃO JOÃO BATISTA

Hoje, dia 24 de junho, é comemorado o dia do padroeiro de Campina Grande do Sul, São João Batista.

Hoje, dia 24 de junho, é comemorado o dia do padroeiro de Campina Grande do Sul, São João Batista.

De extrema importância aos devotos da Igreja Católica, foi o precursor de Jesus Cristo, anunciando a sua chegada ao mundo como o salvador que Messias entregaria a todos. João que gritou no deserto, revelando a vinda do Senhor. É também o último dos profetas.

Foi escolhido para ser padroeiro do município após a construção de uma capela em sua devoção, no local onde hoje está situada a Igreja Matriz.

Também devido às comemorações de São João Batista que originou-se uma das festas mais populares da cultura brasileira, a festa junina. Segundo a tradição, Isabel, sua mãe, ergueu um mastro em sua casa e acendeu uma fogueira para anunciar o nascimento do filho, o que deu origem a essa tradição nas festas juninas.

DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQIA+

Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Internacional Orgulho LGBTQIA+, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e da luta pela igualdade.

Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Internacional Orgulho LGBTQIA+, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e da luta pela igualdade. 

 A data que é comemorada internacionalmente, homenageia um dos episódios mais marcantes na luta pelos direitos do movimento, a Rebelião de Stonewall, em Nova York, que ocorreu em 1969. 

 No Brasil, LGBTQIA+fobia é crime, denuncie! As denúncias podem ser feitas através do disque 190 (número da Polícia Militar) e pelo Disque 100 (Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos). Bem como em qualquer delegacia.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL RETOMA SESSÕES ORDINÁRIAS EM FORMATO SEMIPRESENCIAL

Na próxima segunda-feira, dia 02 de agosto, às 17h30, a Câmara de Campina Grande do Sul retomará as sessões ordinárias. Elas serão realizadas na modalidade semipresencial, com apenas os membros da Mesa Diretora presentes no Plenário. Os demais vereadores participarão de forma remota (online).

Na próxima segunda-feira, dia 02 de agosto, às 17h30, a Câmara de Campina Grande do Sul retomará as sessões ordinárias. Elas serão realizadas na modalidade semipresencial, com apenas os membros da Mesa Diretora presentes no Plenário. Os demais vereadores participarão de forma remota (online).

Embora as sessões ordinárias estivessem suspensas, como medida de prevenção em razão da pandemia de covid-19, os trabalhos administrativos e legislativos não pararam.

Os vereadores continuaram exercendo suas funções, atuantes na busca por melhorias para a população campinense, sem perder de foco, claro, os cuidados necessários para prevenir a propagação do novo coronavírus. Além disso, as matérias com conteúdo urgente para o Município foram apreciadas mediante sessões extraordinárias.

A participação presencial dos cidadãos nas sessões continua suspensa, para evitar aglomerações. No entanto, convidamos a todos para acompanhar a transmissão pela página oficial da Câmara no Facebook (@camaracgsul).

DIA NACIONAL DA SAÚDE

No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil.

No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

DIA NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

No dia 06 de agosto comemora-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, uma data criada para homenagear, reconhecer e valorizar os profissionais que atuam no âmbito educacional. 

FELIZ DIA DOS PAIS!

Sempre por perto nos momentos de alegria e também quando mais precisamos de um ombro amigo. Pai, a certeza de um amigo para sempre!

Uma homenagem da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul a todos os pais.

DIA DO ADVOGADO

O Dia do Advogado é comemorado no Brasil no dia 11 de Agosto para relembrar e celebrar a data de criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, que aconteceu no ano de 1827.

Naquela data no Século XIX, D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente em 12 de agosto.

O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente em 12 de agosto.

O principal objetivo desta data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.

A data foi criada, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal. Atualmente, por meio do Programa Mundial de Ação para a Juventude, a ONU incentiva ações políticas e diretrizes que ajudam a apoiar a melhoria na qualidade de vida dos jovens de todo o mundo.

CONVITE

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul tem a honra de convidar a comunidade para acompanhar a Sessão Solene de  entrega de honraria em comemoração ao 15º aniversário da Guarda Civil Municipal de  Campina Grande do Sul, que acontecerá no dia 16 de agosto de 2021, logo após a Sessão Ordinária, modalidade semipresencial. Acompanhe o  evento através da transmissão ao vivo em nossa página oficial no Facebook.

 

Eugênio José Zanona, 

Presidente. 

CÂMARA REALIZA HOMENAGEM À GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Ontem, 16 de agosto, a Câmara realizou uma sessão solene para entregar a Moção de Congratulação pelos 15 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campina Grande do Sul.

Em respeito aos protocolos de prevenção à covid, estiveram presentes na sessão, além dos Vereadores membros da Mesa Diretora, apenas o Secretário Municipal de Ordem Pública e Segurança Jefferson Rosa Cordeiro, o Inspetor Claudio Adão Crozetta e o Subinspetor José Porfírio Rosa Filho. Os demais Vereadores e os agentes participaram de forma remota (online) e a população pode acompanhar a homenagem através da transmissão em nossa página oficial aqui no facebook.

Durante a sessão, as autoridades fizeram seus pronunciamentos sobre o trabalho realizado pela Guarda Civil, que tem por objetivo manter a ordem e a segurança no Município. Destacaram, também, sobre os investimentos realizados pelo Executivo na estrutura física e de pessoal, como a aquisição de veículos e armamentos, e a inauguração de Centro de Formação e Aperfeiçoamento da GCM. Além disso, reforçaram o papel fundamental dos agentes no cumprimento da missão da corporação.

A sessão solene foi gravada e está disponível na página oficial da Câmara para quem eventualmente não pôde assistir ao vivo.

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. Foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017.

O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

A cada ano é definido um tema, que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena. Em 2021, o tema norteador da campanha é: “É tempo de transformar conhecimento em ação”.

DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Desde 2006 é celebrado no Brasil, em 30 de agosto, o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, criado para dar mais visibilidade à doença e às necessidades de seus portadores.

O dia foi escolhido em homenagem à Ana Maria Levy, fundadora da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), nascida nessa data.

Estima-se que, atualmente, cerca de 40 mil brasileiros convivam com a Esclerose Múltipla.

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio.

No Brasil, ela é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina.

Atualmente o CVV promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.

DIA DO GUARDA CIVIL

O Dia do Guarda Civil é celebrado no Brasil em 03 de setembro desde o ano de 1966, quando foi instituído pelo então presidente Castelo Branco.

Essa data tem a função de homenagear os profissionais dessa área, que colabora com a manutenção da segurança e da ordem pública na esfera municipal.

FELIZ DIA DA INDEPENDÊNCIA

Há 199 anos, no dia 07 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarava às margens do Rio Ipiranga a independência do Brasil, do então Império Português.

Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

A Lei Federal número 662, publicada em 7 de abril de 1949, tornou o ‘Dia da Independência’ um feriado nacional. A data é celebrada em todos os 5570 municípios brasileiros, bem como por milhares de brasileiros residentes no exterior.

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (DMPS), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

O tema do DMPS 2021, “Criando esperança através da ação”, reflete a necessidade de uma ação coletiva para lidar com essa questão urgente de saúde pública. Todos nós - familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos - podemos tomar medidas para prevenir o suicídio.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida, promove apoio emocional e de prevenção ao suicidio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, através do telefone 188.

FELIZ DIA DO CLIENTE

O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil.

A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores.

Neste Dia do Cliente, apoie o comércio local. Valorize o talento do trabalhador de Campina Grande do Sul!

FELIZ DIA DO FUNCIONÁRIO MUNICIPAL

Comemora-se hoje, 20 de setembro, o Dia do Funcionário Municipal.

Este dia serve para homenagear personalidades que trabalham em prol do progresso de nossa sociedade, ressaltando a importância de profissionais como faxineiros, professores, psicólogos, médicos, construtores, garis, engenheiros e tantos outros de trabalhadores que englobam várias profissões em Campina Grande do Sul.

DIA NACIONAL DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil.

Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Oficialmente, esta data foi criada a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

FELIZ DIA DO CONTADOR

O Dia do Contador é comemorado anualmente em 22 de setembro no Brasil.

Esta data é uma homenagem ao profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa, ou seja, o chamado “Contador”.

É esse profissional que tem ao seu cargo as questões tributárias e patrimoniais da empresa, e passa o seu dia a dia envolvido em planilhas, calculadoras e muitos cálculos.

DIA INTERNACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES E CRIANÇAS

O dia 23 de setembro é marcado pelo Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.

A data foi sancionada com o intuito de mobilizar a sociedade a respeito da importância no engajamento com o tema, que ainda é uma realidade atualmente. Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas atinge cerca de 2,5 milhões de vítimas.

A luta e o combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres e crianças é dever e um compromisso social de toda a sociedade. A denúncia pode ser feita em qualquer delegacia, bem como através do Disque Direitos Humanos (Disque 100), que opera de forma gratuita e anônima, 24h por dia, sete dias por semana.

AUDIÊNCIA PÚBLICA - SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2021

Audiência Pública - Segundo Quadrimestre de 2021.

Acompanhe hoje, a partir das 17h em nossa página do Facebook ou presencialmente, no Plenário. 

https://m.facebook.com/camaracgsul/

CÂMARA APROVA, EM PRIMEIRA VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS DISTROFIAS MUSCULARES E A SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS DISTROFIAS MUSCULARES

Nessa segunda, dia 27 de setembro, a Câmara aprovou, em primeira votação, o projeto de lei que institui o Dia da Conscientização sobre as Distrofias Musculares e a Semana de Conscientização sobre as Distrofias Musculares, a serem celebrados no dia 07 de setembro e na semana com início a partir desse Dia.

O objetivo desse projeto de lei é conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce das distrofias musculares progressivas para o início do tratamento adequado.

Na sessão, a Presidente Patrícia Krebs Ferreira e a Diretora de Esportes e Cultura Claudiane de Fátima Ribeiro da Organização Paranaense de Distrofias Musculares falaram sobre a importância dessa causa, sobretudo no olhar atento aos protocolos que devem ser realizados aos pacientes acometidos por distrofias musculares.

Durante todo o mês de setembro, a Câmara Municipal foi iluminada com a cor verde, que representa o movimento pela conscientização das doenças causadas por distrofias musculares, como demonstração de apoio à causa!

DIA DOS VEREADORES

O Dia dos Vereadores foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de Julho de 1984.

O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro como Dia do Vereadores, porque foi nesta data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador.

Parabéns a todos os vereadores, que cumprem o seu papel de fiscalizadores e representantes da população de Campina Grande do Sul, comprometidos com o município!

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Em 12 de outubro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data é considerada feriado nacional desde 1980 por meio do decreto lei 6.802.

A imagem da Santa foi encontrada na segunda quinzena de outubro de 1717, mas, o dia 12 de outubro foi escolhido por ter outros significados simbólicos. Neste mesmo dia, em 1492, Cristóvão Colombo descobriu a América. Já em 1822, Dom Pedro I foi aclamado como imperador do Brasil. E em 1931, houve a inauguração da estátua do Cristo Redentor, localizada no Rio de Janeiro.

Para milhões de católicos brasileiros, ela se tornou protetora de todos. Por isso, é uma das 4 datas religiosas que são consideradas feriado nacional.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

No Brasil, o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia das Crianças através de uma proposta feita pelo deputado federal Galdino do Valle, em 1924, com a ideia de uma data para comemorar os pequenos.

Não há relatos das razões concretas pelas quais levaram a escolha desta data específica, mas há uma coincidência interessante: 12 de outubro também é a data em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas, chamando-as de “continentes das crianças”.

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.

A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país.

O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

Foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

A Câmara Municipal parabeniza a todos os professores e professoras que contribuem diariamente para uma Campina Grande do Sul cada vez melhor!

FELIZ DIA DO MÉDICO

O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro em homenagem a São Lucas, o padroeiro dos médicos.

Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.

Hoje, homenageamos a todos os profissionais que atuam incansavelmente em prol da saúde de nosso município. Feliz dia do médico!

DIA DA DEMOCRACIA

A democracia tem longa história. Nasceu na Grécia, no século 6 a.C.

O povo se reunia na ágora, que era a praça pública de Atenas, e deliberava sobre as questões relacionadas à cidade. O voto era direto.

Atualmente as democracias são representativas. O povo vota em pessoas que os representam no governo.

No Brasil, realizamos eleições para escolher prefeitos, governadores e o presidente da República (poder Executivo). Também elegemos vereadores, deputados e senadores (poder Legislativo).

Muitas países do mundo vivem sob governos autoritários, em que não podem se reunir nem se expressar livremente. Há lugares em que prevalece a censura e ninguém pode ir às ruas se manifestar.

No Brasil vivemos assim durante muito tempo. Depois de um longo período de ditadura militar (de 1964 a 1984), começamos a redemocratização. Em 1988 uma nova Constituição ampliou os direitos individuais e restaurou as liberdades públicas.

A data de 25 de outubro foi escolhida para celebrar nossa democracia brasileira devido a um episódio histórico: o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em 25 de outubro de 1975. Herzog morreu numa sessão de tortura no DOI-CODI (Destacamento de Operações Internas - Comando Operacional de Informações do II Exército). A morte do jornalista provocou a primeira reação popular contra os excessos do regime militar de 1964, tornando-se um marco na luta pela redemocratização do Brasil.

FELIZ DIA DO SERVIDOR PÚBLICO!

Parabéns a todos aqueles que trabalham na Câmara Municipal e também a todos os demais servidores do município, que trabalham diariamente para a construção de uma Campina Grande do Sul melhor!

DIA NACIONAL DO LIVRO

O Dia Nacional do Livro, é comemorado todos os anos no dia 29 de outubro, para homenagear obras literárias e seus autores, bem como conscientizar as pessoas sobre a importância da leitura.

O Dia Nacional do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).

Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga.

NOVEMBRO AZUL

A Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.

O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade.

No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.

O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

Não deixe para remediar, previna-se!

PARABÉNS PARA CAMPINA GRANDE DO SUL!

Hoje, há exatos 70 anos, através do ato do senhor governador Bento Munhoz da Rocha Neto, Campina Grande do Sul foi emancipada politicamente do município de Piraquara pela Lei nº. 790 de 14 de novembro de 1951.

Passando assim, a ser reconhecida como um município da República Federativa do Brasil.

A Câmara Municipal parabeniza a todos os munícipes pelo 70° aniversário de nossa amada cidade!

DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia.

O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.

Em caso de violência contra a mulher, não fique calado, DENUNCIE! A denúncia pode ser feita em qualquer delegacia, bem como através do número 190 (da Polícia Militar do Paraná) ou pelo disque 100 (Disque Direitos Humanos, em todo território nacional). As ligações podem ser feitas de forma anônima e sem custo.

CÂMARA MUNICIPAL PARTICIPA DE REUNIÃO COM A INTERLEGIS/ILB, DEPARTAMENTO VINCULADO AO SENADO FEDERAL, EM BRASÍLIA.

Na última quarta-feira, 24 de novembro, a Câmara Municipal participou, em Brasília, de reunião com a Interlegis/ILB, departamento vinculado ao Senado Federal. Representaram a Câmara, o Vice-Presidente Felipe Veiga, o Diretor Geral Jhonathan Cruz Chagas e o Assessor Parlamentar Fernando Polinarski.

Na reunião, foram apresentadas as capacitações e instrumentos para otimização de processos que podem ser utilizados pela Câmara Municipal.

Esses cursos e programas são promovidos gratuitamente pela Interlegis, com a finalidade de aperfeiçoar os trabalhos realizados pelo Poder Legislativo Local.

A Câmara Municipal já alterou o site eletrônico, passando a utilizar o domínio oferecido pela Interlegis/Senado Federal. Além disso, nossos servidores já participaram de capacitações específicas, os quais têm contribuído para o aperfeiçoamento das atividades.

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro.

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência.

Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.

NOTA DE PESAR

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul vem em nome de todos os Vereadores e funcionários, manifestar profundo pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-Vereador Ernesto Lovato, conhecido carinhosamente por "Seu Ermínio".

Iniciou como Suplente de Vereador, assumindo a cadeira na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul em 1992. Logo após foi eleito e reeleito nas eleições de 1996 e 2000, sempre trabalhando com extrema dedicação pela população campinense. Sua belíssima trajetória foi marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação a família e amigos.

Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor.

DIA DO FARMACÊUTICO

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no país.

Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico.

DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O CÂNCER NA INFÂNCIA

O dia 15 de fevereiro é marcado pelo grito mundial para a conscientização do câncer em crianças e adolescentes e, no ano de 2022, completou a 21ª edição.

O Dia Internacional da Luta Contra o Câncer na Infância, instituído pela Childhood Cancer International (CCI), desde 2001, tem como objetivo educar o público em geral e profissionais de saúde sobre o câncer infantojuvenil, favorecendo o acesso desta população aos melhores tratamentos e medicamentos, em qualquer lugar do mundo, além de expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias.

DIA NACIONAL DO COMBATE AO ALCOOLISMO

Hoje, 18 de fevereiro, é o Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, data destinada a conscientizar sobre danos e doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar, tanto em homens quanto em mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o alcoolismo como uma patologia crônica desencadeada pelo uso constante e descontrolado de bebidas alcoólicas. Ela pode comprometer a função do organismo com o tempo, causando problemas de saúde irreversíveis.

CÂMARA MUNICIPAL VOLTA COM AS SESSÕES PRESENCIAIS

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul voltam a ser presenciais a partir de hoje, 21 de fevereiro.

A sessão será realizada às 17:30h, no Plenário da Câmara Municipal.

Também haverá a transmissão ao vivo das sessões através de nossa página oficial no Facebook.

FEVEREIRO LILÁS: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DAS DOENÇAS RARAS

O Fevereiro Lilás é o mês de conscientização das doenças raras e no Estado, foi instituído pela Lei Ordinária 19426/2018. Vale lembrar que esta lei também instituiu 29 de fevereiro como o Dia de Conscientização das Doenças Raras, pois ocorre apenas em anos bissextos.

Alguns exemplos de doenças raras são a atrofia muscular espinhal, hemofilia, síndrome de Marfan, entre outras.

Em apoio a campanha de conscientização, a Câmara Municipal está iluminada, a noite, na cor Lilás.

O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se entre 6 mil a 8 mil tipos diferentes em todo o mundo. Em 30% dos casos, os pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética.

CÂMARA MUNICIPAL RETOMA SESSÕES PRESENCIAIS

O Plenário de Vereadores da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul retomou as sessões ordinárias presencias, na última segunda-feira (21/02). A determinação visa melhor qualidade de informação e de debates legislativos.

Esta é mais uma medida de retomada gradual das atividades da casa legislativa que, desde o início da implantação das medidas de enfrentamento à pandemia, foram feitos esforços em continuar trabalhando pela cidade. Cabe salientar que as sessões estavam ocorrendo normalmente, mas de maneira virtual, com transmissões ao vivo na página oficial da Câmara Municipal no Facebook.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

O Dia Internacional das Mulheres comemorado anualmente em 8 de março, trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países, entre eles o Brasil.

A oficialização correu em 1921, mas o marco oficial para a escolha da data em 8 de março foi uma manifestação das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, acontecimento que data de 8 de março de 1917.

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul deseja a todas as mulheres um feliz Dia Internacional das Mulheres.

FELIZ DIA DA ESCOLA

O Dia Escola é comemorado anualmente em 15 de março no Brasil.

Esta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola.

É na escola que o indivíduo aprende e põe em prática vários conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade. Além disso, também é na escola que as pessoas começam a desenvolver o senso crítico, importante para a construção de uma comunidade politizada.

As escolas são a nossa segunda casa! O respeito e o zelo devem ser prioridades para manter estes ambientes de conhecimento sempre funcionais. Feliz Dia da Escola!

DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

Em homenagem à luta e memória desses manifestantes, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial é comemorado em 21 de março.

No Brasil, racismo ou qualquer forma de discriminação racial é um crime inafiançável. Se você presenciar alguma situação racista, DENUNCIE.

A denúncia pode ser feita pelo telefone, de forma anônima, através do Disque 100. Também pode ser feita presencialmente a qualquer autoridade policial mais próxima.

PARABÉNS AOS 138 DE CAMPINA GRANDE DO SUL

Campina Grande do Sul completa hoje 138 anos!

Em 26 de novembro de 1883, através da Lei Provincial nº 762, foi criado o município de Campina Grande, atual Campina Grande do Sul.

No entanto, a instalação oficial deu-se em 22 de março de 1884, cuja solenidade foi presidida por João Antonio dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Arraial Queimado (atual Bocaiúva do Sul), ocasião em que foram eleitos os primeiros vereadores para a Câmara de Campina Grande.

Obrigado a todos que fazem parte da história de Campina Grande do Sul, contribuindo assim para o desenvolvimento da nossa amada cidade.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O Dia Mundial da Saúde, comemorado no 7 de abril, é uma data, criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da referida organização, e foi comemorada, pela primeira vez, em 1950.

A cada ano, um tema é adotado, e esses temas refletem alguns dos principais problemas relacionados à saúde que afetam a população mundial.

O tema desse ano, 2022, é “Nosso planeta, nossa saúde”. Essa temática nos faz refletir como mudanças climáticas e o descuido para com o meio ambiente podem afetar a nossa saúde. Afetando a qualidade do nosso ar, de nossas águas e até mesmo dos nossos alimentos.

DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

No 28 de abril é comemorado o Dia Internacional da Educação.

Segundo a UNESCO:

“A educação é um direito humano fundamental e é essencial para o exercício de todos os direitos. Mesmo assim, existem ainda cerca de 781 milhões de analfabetos no mundo, e cerca 58 milhões de crianças ainda se encontram fora da escola primária, e muitos jovens e mulheres e homens adultos continuam sem aprender o que precisam saber para dirigir suas vidas com saúde e dignidade.”

A data foi escolhida durante o Fórum Mundial de Educação, realizado nos anos 2000, na cidade de Dakar, no Senegal.

FELIZ DIA DO TRABALHADOR

O Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo.

O Dia do Trabalho, como também é conhecida a data, é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Itália, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.

A data foi escolhida em homenagem ao esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, num sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia.

A luta dos manifestantes foi bem-sucedida: na virada do século 20, boa parte dos trabalhadores do país já seguia o ritmo de 8 horas diárias – antes, era comum que os norte-americanos ficassem nos empregos nada menos do que 100 horas por semana, o equivalente a mais de 16 horas de trabalho por dia, 6 dias por semana.

Assim a data homenageia a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência dessas pessoas, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.

FELIZ DIA DAS MÃES

Celebrar o Dia das Mães é reconhecer a importância das mulheres que doam suas vidas, com afeto, superação e força, para que seus filhos e filhas cresçam com dignidade. Nesta data especial, a Câmara Municipal deseja um excelente Dia das Mães a todas as mães de Campina Grande do Sul!

DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

Os profissionais de enfermagem são considerados heróis anônimos pelo Conselho Federal de Enfermagem, o Cofen, no enfrentamento à pandemia de covid-19, pois trabalharam na linha de frente arriscando a própria vida.

O dia 12 de maio é dedicado a homenagear esses profissionais.

E, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem à Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

DIA INTERNACIONAL CONTRA A LGBTQIA+FOBIA

O Dia Internacional Contra a LGBTQIA+fobia é comemorado em 17 de maio em memória à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.

No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010, de acordo com o Decreto de 4 de junho desse ano.

Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.

LGBTQIA+fóbia é crime, denuncie! As denúncias podem ser feitas através do disque 190 (número da Polícia Militar) e pelo Disque 100 (Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos). Bem como em qualquer delegacia.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.

Assim que for identificada a violência sexual, antes mesmo de conversar com a vítima, é importante entrar em contato com profissional que possa colaborar e dar o encaminhamento correto de acordo com o caso, conforme a Lei nº. 13.431/2017.

Ressaltamos a importância do trabalho em rede, destacando os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que são unidades públicas que funcionam como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. Salientamos que principalmente não culpabilizem a criança ou o adolescente e que, identifiquem quaisquer elementos e situações de risco que possam haver.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel. Mais informações poderão ser obtidas no site www.facabonito.org.br

ACONTECE NA CÂMARA

Os trabalhos não param. Somente nas sessões ordinárias que aconteceram no mês de maio, foram aprovadas indicações ao Prefeito para as áreas da saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura.

Essas indicações propostas pelos Vereadores versam sobre melhorias para a população campinense, e são votadas nas sessões realizadas pela Câmara Municipal.

Para acompanhar as sessões ordinárias, a população pode acessar a página oficial da Câmara no facebook ou comparecer presencialmente no Plenário da Câmara, às segundas-feiras, às 17h30min.

Não deixe de participar!

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO

É celebrado hoje, 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado. Esse dia recorda a força e a coragem das pessoas que tiveram que fugir de seu país para escapar de conflitos, perseguições ou até mesmo da própria morte, em consequência de, por exemplo, sua etnia, religião, orientação sexual e/ou identidade de gênero.

A Agência da ONU para Refugiados, ACNUR, destaca que o número de refugiados tem aumentado a cada ano, e está no nível mais alto desde o início dos registros.

Na última semana, o Acnur lançou seu relatório anual de Tendência Globais, indicando que até o final de 2021, os deslocados por guerra, violência, perseguição e abusos de direitos humanos eram de 89,3 milhões.


O valor é 8% maior em comparação ao ano anterior e bem mais que o dobro de 10 anos atrás. Segundo o Acnur, a invasão russa da Ucrânia causou uma das maiores crises de deslocamento desde a Segunda Guerra Mundial, na Europa. Outras emergências, da África ao Afeganistão, empurraram o número para o marco dramático de 100 milhões.


Já no cenário nacional, segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), na 6ª edição do relatório “Refúgio em Números”, ao final de 2020 havia quase 60 mil pessoas refugiadas reconhecidas pelo Brasil.


A nacionalidade com maior número de pessoas refugiadas reconhecidas, entre 2011 e 2020, é a venezuelana (46.412), seguida dos sírios (3.594) e congoleses (1.050). Dentre os solicitantes da condição de refugiado, as nacionalidades mais representativas foram de venezuelanos (60%), haitianos (23%) e cubanos (5%).

DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQIA+

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo.

Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTQIA+fobia para a construção de uma sociedade mais igualitária, livre de preconceitos, independente de orientação sexual e/ou identidade de gênero.

O dia 28 de junho foi escolhido em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade LGBTQIA+ pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. A qual é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil das minorias sexuais no século XX.

No Brasil, LGBTQIA+fóbia é crime, denuncie! As denúncias podem ser feitas através do disque 190 (número da Polícia Militar) e pelo Disque 100 (Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos). Bem como em qualquer delegacia.

POSSE DE NOVO VEREADOR NA CÂMARA MUNICIPAL

Ocorreu na última segunda-feira, dia 27 de junho de 2022, no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, a 18ª sessão ordinária de 2022, na qual Gerveson Silva Santos (PSB), também conhecido como Gefão, tomou posse como vereador.

Gefão assumiu o cargo em virtude de licença concedida ao vereador Pedro Café (PSB), pelo período de dois meses.

ACONTECE NA CÂMARA MUNICIPAL

Na última segunda-feira, 27 de junho de 2022, aconteceu em Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, a entrega de Moção de Aplausos a Márcia Helena Custódio.

Por iniciativa da vereadora Ana Carolina Mascarenhas, homenagem visa o reconhecimento dessa personalidade que orgulha o município:

Márcia Helena Custódio recebe a homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços prestado a nossa comunidade através do Projeto Natal Dolidario do bairro Jardim Santa Rosa, o qual a 12 anos consecutivos proporciona um natal com muita alegria e diversão a diversas crianças carentes.

SENHOR DOUTOR MARCO ANTONIO CARON FILHO RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE CAMPINA GRANDE DO SUL

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, investida no poder de representante da população campinense, concedeu juntamente com o Prefeito Municipal Bihl Elerian Zanetti a honraria máxima deste Município ao Senhor Doutor Marco Antonio Caron Filho, agora Cidadão Honorário campinense, na data da última terça-feira (05 de julho).

A homenagem foi proposta no ano de 2020 pelo Vereador à época, Cilon Junior Antunes de Souza, aprovada por unanimidade em plenário, expedindo-se o Decreto Legislativo nº. 14, de 23 de dezembro de 2020. Por conta da pandemia do Covid19, ficaram suspensas as solenidade e neste ano o proponente solicitou ao Vereador Cleverson Antonio Cordeiro Dalprá que realizasse a entrega da placa ao homenageado. 

Doutor Marco Filho (como assim é carinhosamente conhecido), foi reconhecido e registrado na história deste Município, sendo condecorado com o Título de Cidadão Honorário, e desta forma, seu nome passa a figurar numa relação de personalidades campinenses. Estavam presentes no evento que aconteceu no dia 05/07/2022 no Plenário da Câmara Municipal, a esposa do homenageado Senhora Ana Karla Silva Caron, seu filho Marco Antonio Caron Neto,  demais familiares, amigos e autoridades do Município. 

Marco Antonio Caron Filho, filho de Marco Antonio Caron e de Maria Cecy Kuenzer Caron, nasceu no dia 03 de março de 1979, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Ingressou no curso de Medicina pela Universidade de Alfenas - UNIALFENAS - no ano de 1997 e obteve sua colação de grau no ano de 2002. Em 2004 recebeu do Hospital Angelina Caron e Ministério da Educação (MEC) o Título de Especialista em Cirurgia Geral; Fez especialização em Cirurgia Geral e Digestiva no Hospital Saint-Antoine, na França, no ano de 2007; Recebeu o Título de Especialista e Instrutor em Trauma, pelo Committee on Trauma American College of Surgeons, no ano de 2008. Casou-se com Ana Karla Silva Caron e desta união teve um filho  Marco Antonio Caron Neto. Drº Marco Filho, é um médico exemplar, profissional dedicado que atua na área  clínica e cirúrgica no Hospital Angelina Caron, é coordenador de SADT e Instrutor de Residência Médica para a formação de novos cirurgiões. Destaca-se no tratamento humanizado aos seus pacientes, dando muito orgulho a todos os campinenses.

FELIZ DIA DOS AVÓS!

O amor e a sabedoria dos nossos avós são bençãos que tornam nossas vidas cheias de compreensão, força, experiência e compaixão. Feliz dia dos avós!

ACONTECE NA CÂMARA

Ontem, 1º de agosto, retornaram as sessões ordinárias na Câmara Municipal, às 17h30min. Na pauta, estavam previstas a leitura e projetos de lei e indicações de iniciativa dos Vereadores solicitando benfeitorias para os bairros de Campina Grande do Sul.

Contudo, durante o recesso parlamentar, embora não possa ser realizada sessões ordinárias, os Vereadores continuam exercendo suas funções. Tais quais os envios de ofícios, participação em reuniões e a realização de visitas para verificar as demandas e convertê-las em proposituras em prol da população campinense.


Inclusive, durante o recesso, houve a realização de seis sessões extraordinárias, nas quais foram analisados e votados projetos de lei urgentes e relevantes para o desenvolvimento do Município,

Acompanhe as sessões, todas as segundas-feiras às 17h30min, possível a participação presencial (conforme a capacidade do Plenário), ou através da página oficial da Câmara Municipal no Facebook.

FELIZ DIA DOS PAIS!

Pai é aquele que cuida, que ama e que protege. Aquele em que podemos sempre contar.

Neste domingo, a Câmara Municipal parabeniza a todos os pais campinense!

ACONTECE NA CÂMARA

Na última segunda-feira, dia 15/08, foi realizada a entrega de Moção de Aplausos ao Projeto Rap in Cristo, durante a 3ª sessão ordinária. A homenagem foi iniciativa do Vereador Anderson Cardoso, o qual ressaltou, em sua fala, sobre a importância do Rap in Cristo, que desenvolve suas atividades no Município.

O representante do projeto, Fabiano Pujol, no uso da palavra, agradeceu o reconhecimento do trabalho, o qual nasceu a partir de sua recuperação como dependente químico. Nesse projeto ele encontrou seu propósito de vida: alcançar outras pessoas que precisam. Por fim, ressaltou a importância de Jesus Cristo em sua vida, tendo como seu objetivo de vida difundir o Evangelho.

Esse projeto atua em várias frentes, tanto de forma preventiva, com crianças e adolescentes, quanto no auxílio a pessoas que necessitam de apoio, por exemplo, presidiários e dependentes químicos.

Parabenizamos a todos os envolvidos neste projeto:

Nome completo / principal função no projeto:

Fabiano Pujol / Coordenador geral
Patrick Fernandes / Comunicação
Thiago Albuquerque / Comunicação
Luís Mauro / Coordenador Presídios
Eduardo Moreira / Coordenador CERV
Tiago Pires Gueno / Direitor João Maria de Barros
Sebastião Cades / Presidente Rosário
Gabriel Arthur / Grafiteiro
Léo Frolich / Grafiteiro
Gustavo Marcondes / Coordenador de Garfite
Roberto Silva / Rapper
Claudinei Melo / Rapper
Cleverson Raimundo / Rapper
Anderléia Pujol / Coordenadora Crianças
Thiago Felipe e equipe / Pastor Cristianismo Decidido

ACONTECE NA CÂMARA

Na última segunda-feira, 22 de agosto de 2022, aconteceu em Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, a entrega de Moção de Aplausos ao Projeto Social “Mãos que alimentam”.

Por iniciativa da vereadora Carolina Mascarenhas, a homenagem visa o reconhecimento de Vera Andreata Pereira, essa personalidade que orgulha o município, pelos relevantes serviços prestados à população através deste importante projeto.

Moradora no Município de Campina Grande do Sul, iniciou um projeto para ajudar as pessoas que fazem tratamento de oncologia no Hospital Angelina Caron.

Durante 7 anos que realizou tratamento oncológico, desde que foi diagnosticada com câncer de pele, pedia que Deus abrisse uma porta para que fosse possível ajudar os pacientes que vem de longe e muitas vezes não possuem condições financeiras de tomar um café pela manhã.

Ganhou autorização do Hospital, e desde então juntamente com o apoio da mocidade da Igreja e amigos completam o primeiro ano de missão alimentando os que mais precisam durante essa fase tão difícil que é o tratamento de um diagnóstico grave como o câncer.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL-PR

Ocorreu no último dia 19 de setembro de 2022 às 16h00min no Plenário da Câmara Municipal a AUDIÊNCIA PÚBLICA de Prestação de Contas do Poder Legislativo do 2º Quadrimestre de 2022, onde foram apresentados informações e resultados pertinentes a Gestão, Execução e Cumprimento das Metas Fiscais. Estavam presentes da esquerda para direita: Vereador Gerveson Silva Santos, Vereador Ismael Moraes, Assessora Parlamentar da Mesa Executiva Thayna Cardozo Ramos, Diretor Administrativo e Financeiro Fernando Vidolin, Contador André Mattos, Ouvidor Geral Fernando Polinarski, Assessor Parlamentar da Mesa Executiva Marcelo Olegário Filho, Diretor geral Carlos Francisco Geesdorf e Vereador Amarildo Bandeira.

ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA À KAZUCO AKAMINE.

Na última segunda-feira, dia 19 de setembro de 2022, foi realizada sessão solene para entrega do Título de Cidadã Honorária à Kazuco Akamine.
Kazuco tem uma história de vida com muitas conquistas, resultado de esforço, dedicação e luta. Seu trabalho com a alta costura, realizado durante anos, trouxe clientes e reconhecimentos internacionais. Sempre preocupada com as pessoas e com o desenvolvimento socioeconômico do Município, dedicou-se a trabalhar em várias frentes, além de ter escrito livros.
Atualmente, Kazuco é Diretora da “Associação Kazuco Akamine” que atende varias crianças com curso de musica no contraturno e está desenvolvendo um projeto de cemitério vertical em Campina Grande do Sul e, ainda, dedica-se à literatura.
A Câmara Municipal tem a honra de homenagear uma personalidade que já fez tanto e continua fazendo pelo nosso Município.

ABERTURA SEMANA PEDAGÓGICA 2023

ABERTURA SEMANA PEDAGÓGICA 2023

Semana Pedagógica 2023

Hoje pela manhã (30/01) ocorreu a abertura da Semana Pedagógica pela Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul através da Secretaria Municipal de Educação.

Esse encontro marca a abertura oficial dos trabalhos, de todos os profissionais da educação, para discutir e planejar o ano letivo. Além dos desafios e expectativas na prática pedagógica para alcançar os melhores resultados. Também ocorrem palestras motivacionais e compartilhamento de experiências pedagógicas em áreas importantes da educação.

O evento foi realizado no Teatro Municipal do Jardim Paulista contou com a presença dos vereadores Professor Anderson Cardoso, Professor Felipe Veiga, Ismael Moraes e Nilceia Falavinha.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Profº Anderson em seu discurso pontuou: "Estamos com grande expectativa para esse ano letivo e todos os vereadores estão engajados em colaborar com as demandas e projetos do Poder Executivo, representado pelo nosso Prefeito Bihl Zanetti, e em favor da nossa Educação, inclusive dos profissionais e de nossos alunos."

CONHEÇA OS CANAIS DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA DA CÂMARA

CONHEÇA OS CANAIS DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA DA CÂMARA

Ouvidoria

Além do telefone (41) 3676-1077, você pode se manifestar também pelo nosso site <https://www.campinagrandedosul.pr.leg.br> ou pessoalmente na Câmara Municipal.

Neste espaço dedicado exclusivo ao cidadão, você poderá solicitar assistência, reclamar sobre uma insatisfação, denunciar um irregularidade, solicitar informações adicionais, registrar elogios e fazer sugestões.

Participe.

A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul quer ouvir o que você tem a dizer!

[1] 2

Ações do documento